Elmano anuncia 14 encontros regionais para ouvir propostas da população para seu governo


 

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta sexta-feira, 26, que o Governo do Ceará vai promover 14 plenárias regionais no Estado para participação da população no planejamento do orçamento. A série de encontros começa no próximo dia 21 de junho, na região do Maciço do Baturité, na cidade de Baturité, e será concluída em 20 de julho, em Fortaleza, contemplando as 14 regiões de planejamento do EstadoA população também poderá contribuir por meio da plataforma online, a ser disponibilizada aos moradores de cada região dois dias após a realização do respectivo encontro regional.

A fala do petista foi durante a Plenária do Plano Plurianual (PPA), na Assembleia Legislativa, que contou com a presença de quatro ministros do governo Lula: Camilo Santana (Educação), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). 

“Como não poderia ser diferente, aqui no Estado do Ceará nós vamos implementar o PPA participativo. Nós vamos fazer as 14 plenárias regionais do Estado do Ceará e adianto que o governador e os secretários lá estarão para ouvir o povo do Ceará daquilo que consideram mais importantes”.

Ainda conforme Elmano, após as plenárias, os cidadãos poderão entrar na página Ceará Participativo para sugerir e votar em ações do Governo do Estado.

ENCONTROS REGIONAIS:

  • 21/06/2023 – Maciço de Baturité (BATURITÉ)
  • 22/06/2023 – Vale do Jaguaribe (MORADA NOVA)
  • 27/06/2023 – Litoral Norte (GRANJA)
  • 28/06/2023 – Serra da Ibiapaba (SÃO BENEDITO)
  • 29/06/2023 – Sertão de Sobral (SOBRAL)
  • 30/06/2023 – Litoral Oeste/Vale do Curu (ITAPIPOCA)
  • 04/07/2023 – Sertão Central (PEDRA BRANCA)
  • 05/07/2023 – Sertões dos Inhamuns (TAUÁ)
  • 06/07/2023 – Sertão dos Crateús (TAMBORIL)
  • 11/07/2023 – Centro-Sul (ICÓ)
  • 12/07/2023 – Cariri (CRATO)
  • 18/07/2023 – Litoral Leste (BEBERIBE)
  • 19/07/2023 – Sertão de Canindé (CANINDÉ)
  • 20/07/2023 – Grande Fortaleza (FORTALEZA)

PLENÁRIA NO CEARÁ

Durante coletiva de imprensa, o ministro Márcio Macêdo ressaltou a determinação do Governo Federal em realizar as plenárias “com participação da sociedade e da diversidade que é o povo brasileiro”. “O mundo saiu da pandemia muito machucado, o Brasil mais ainda por conta da polarização. O mundo empobreceu e o Brasil entrou no mapa da fome novamente“, iniciou, por sua vez, a ministra Simone Tebet. “O cobertor do orçamento brasileiro é curto, não temos dinheiro para abranger todas as políticas públicas, mas precisamos gastar bem o pouco que temos“.

“Quem tem que determinar o que temos que fazer é o povo brasileiro. É isso que significa o orçamento participativo: planejar, elaborar políticas públicas e executá-las. Estamos no momento do planejamento, que vai ser entregue no dia 31 de agosto no Congresso Nacional, por determinação da Constituição, tem que ser aprovado até o fim do ano e vale para a partir de 1º de janeiro de 2024”, explicou Tebet.

A plenária para debater a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 também contou com as presenças do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT); do senador Cid Gomes (PDT); e demais nomes da política cearense.

Os encontros estão ocorrendo desde o dia 11 de maio e serão realizadas em todos os estados e no Distrito Federal até 14 de julho. Até o momento, os estados da Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco contemplaram a primeira fase, e Rio Grande do Norte iniciou a segunda, na última quinta-feira, 25. Ainda nesta sexta, a comitiva segue para o Piauí, onde, às 18h, será realizada a plenária no Estado, e no sábado, 27, será a vez do Maranhão receber os ministros, às 10h.

PLANO PLURIANUAL

Realizado no primeiro ano de cada novo mandato, o PPA é o planejamento de prioridades para o próximo quadriênio. A partir dele é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas. É elaborado em parceria pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), responsável pelo PPA, e Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social. Ele conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência. 

Durante as plenárias, são ouvidas propostas de representantes da sociedade civil. Para este ano, entretanto, o Governo Federal criou a plataforma digital Brasil Participativo, visando alcançar uma maior participação da população. Através da plataforma, cada pessoa pode votar em três programas de governo que considerar prioritários, apresentar três propostas e apoiar outras três.

A Brasil Participativo foi lançada em 10 de maio, e, segundo o Governo Federal, durante a primeira rodada, mais de 9 mil pessoas participaram presencialmente das quatro plenárias, e outras 36 mil interagiram na plataforma digital.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem