Polícia europeia classifica o PCC como cartel e põe a facção no mesmo nível de máfias internacionais

 


A Europol, a polícia europeia, usou a expressão “cartel” para designar o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa nascida nos presídios paulistas na década de 90. O termo foi inserido em comunicado em relatório de maio de 2023 sobre a operação contra o tráfico de drogas na Espanha e em Portugal, em parceria com as polícias nacionais dos países e a Polícia Federal brasileira.

“Uma operação policial internacional apoiada pela Europol levou ao desmantelamento de um cartel brasileiro que inundava a Europa com cocaína.”

A operação de maio foi um desdobramento de uma apreensão, em junho de 2022, de 800 quilos de cocaína escondidos num contêiner com sacos de açaí congelados saídos do Brasil, no porto de Sines, Portugal.

A Europol explica que razão para chamar o PCC de cartel é a concentração dentro do mesmo grupo criminoso das tarefas de venda e transporte de drogas para outros países e, sobretudo, ter pessoas da própria organização responsáveis pela lavagem do dinheiro.

R7

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem