Grupo de velejadores fazem expedição da Praia do Preá até o Amapá

 Com equipamentos de kitefoil, cinco homens, incluindo um cearense, iniciaram o velejo no Rancho do Peixe, na praia do Preá, e pretendem ir até Oiapoque, no Amapá



Um grupo de velejadores iniciou nesta quarta-feira, 13, uma grande aventura pelos mares do Brasil. Saindo do Rancho do Peixe, na praia do Preá, os navegadores Marco Dalpozzo, Cesar Inácio, André Penna, Said de Nazaré, em conjunto com o cearense Wandeson Sousa, pretendem ir velejando com equipamento de kitefoil até Oiapoque, no extremo norte do Amapá.

Nesse primeiro dia de viagem, os aventureiros já percorreram 74 quilômetros, quando chegaram a Camocim. A meta do grupo é alcançar Mairi, próximo a São Luís do Maranhão, até sábado, 16. Para isso, os velejadores devem finalizar o dia em Barra Grande. A quinta-feira deve ser dedicada a chegada até Ilha dos Poldros, para que então o caminho rumo a Mairi seja feito. 

O trajeto até o final do desafio é bem mais longo, no entanto. Para ir até Oiapoque, que consideram o "fim do Brasil", Marco, César, André e Wandeson terão que velejar por mais de 2 mil quilômetros, tendo 26 cidades estabelecidas como parada. A meta do grupo é chegar na região norte até o dia 02 de outubro, quando devem finalizar a aventura na Ponta do Cabo Orange. 

Para cumprir a agenda, os velejadores precisarão contar com suporte no mar para atravessar a baía de Marajó, na terceira semana de expedição. Até lá, eles também devem contar com o suporte de pescadores e outros amigos velejadores que devem encontrar pelas 26 cidades que irão atravessar pelo mar. 

Expedições pelo mar: o Surfin sem Fim

As expedições pela costa do Brasil, passando pela rota dos ventos, existem desde 2014 com a Surfin sem Fim. Em 2012, Marco Dalpozzo, sócio das pousadas Rancho do Peixe e Vila Kalango, participou de uma travessia do Cumbuco ao Preá.

A partir dessa aventura, ele passou a organizar expedições de kitesurfe com suportes de segurança pela Terra do Vento, além de toda estrutura e serviços de alto padrão. De lá para, dezenas de expedições que vão do Rio Grande do Norte, sempre passando pela Praia do Preá, ocorrem anualmente, com a presença de centenas de velejadores.  


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem