Deputados cobram explicações após denúncia de Ciro de “propina” em obras públicas do Ceará

 


Parlamentares usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nesta terça-feira, 31, para cobrar explicações sobre as declarações do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT). Durante participação na convenção estadual do PSDB na segunda-feira, 30, o pedetista afirmou que, atualmente, “não se realiza uma obra pública sequer sem pagar propina” no Estado.

De acordo com o deputado Sargento Reginauro (União Brasil), as falas de Ciro precisam ser esclarecidas. Na avaliação do líder do União Brasil na Alece, o governador Elmano de Freitas (PT) já deveria ter vindo a público para se pronunciar sobre o que foi falado pelo ex-ministro.

“Não foi uma pessoa qualquer que falou”, iniciou o deputado. “É uma figura pública. Ex-governador, ex-ministro que, inclusive, esteve ligado a esse mesmo grupo durante anos. Está dizendo que não se faz mais obra no Ceará sem pagamento de propina, gente, isso precisa ser investigado. Essa Casa silenciar diante da gravidade de uma acusação dessa, é sério”, acrescentou.

Sargento Reginauro falou que, mais uma vez, vai elaborar um requerimento para convidar Ciro a comparecer na Alece e explicar a denúncia. Em agosto passado, o Legislativo desaprovou requerimento do deputado pedindo que o pedetista comparecesse à Casa para falar sobre outras declarações do mesmo teor. O ex-presidenciável havia dito que “empreiteiros e construtores estariam sendo coagidos pelo Governo do Estado”.

Em resposta às indagações feitas por Reginauro, o deputado Guilherme Sampaio (PT) considerou as declarações de Ciro “absolutamente caluniosas e irresponsáveis”. Na avaliação do petista, ex-presidenciável está descredibilizando a sua trajetória política. “Primeiro, a gente fica muito triste com alguém que já foi o que foi, ter esse tipo de postura. Segundo, quem é que dá bola ainda para que o ex-tudo e ex-quase presidente (Ciro) diz?”, questionou o parlamentar.

Guilherme Sampaio, que preside o PT de Fortaleza, criticou o pedetista, afirmando que o político “destruiu” o PDT em âmbito nacional, causando desavença quando lançou sua candidatura à presidência nas eleições de 2022. Ele acrescentou que o pedetista tem “destruído” a legenda no Ceará.

Apesar do teor das acusações, Ciro Gomes não especificou ou apresentou provas sobre as supostas irregularidades. “Quem quiser investigar, é fácil”, enfatizou.

A deputada Doutora Silvana (PL) rechaçou a ideia de que as declarações de Ciro devem ser ignoradas. “Não dá pra desconsiderar, dizer que ele disse só uma baboseira qualquer”, afirmou. A parlamentar ressaltou que é preciso investigar as falas do pedetista e, caso não sejam verdadeiras, ele precisa ser “incriminado pelo que disse”.

A líder do PL na Alece acrescentou que vai elaborar um requerimento para oficiar ao Ministério Público do Ceará (MPCE) para que seja investigado o teor das declarações. “Isso não pode ficar por isso mesmo”, finalizou.


O Otimista

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem