Duplicação da BR-222, em Tianguá, é concluída após 14 anos de obras

 Bastante aguardada, a nova estrutura viária quer oferecer mais fluidez e segurança no trânsito para os usuários



Após 14 anos de obra, o ministro dos Transportes, Renan Filho, liberou ao trânsito nesta quarta-feira, 4, a duplicação do trecho de Tianguá da BR-222.  A inauguração foi realizada de forma online, com transmissão ao vivo, e contou com a presença de líderes políticos do Estado.

Iniciada em 2009, as obras sofreram diversos atrasos a partir de 2012 e se encontravam paralisadas no início de 2023, quando os trabalhos foram retomados devido aos recursos da PEC da Transição. O investimento total da duplicação da travessia urbana de Tianguá ficou em torno de R$ 96 milhões.

O empreendimento melhora o fluxo viário na região por meio de novo segmento duplicado que faz a interligação do município à capital, Fortaleza, além de ligações com os estados do Piauí, Maranhão e região Norte do país.

Alex Nunes, vice-prefeito de Tianguá, agradeceu ao trabalho feito na obra. "Nosso povo hoje se sente feliz por esse presente. Nós estamos recebendo essa BR, que há muito tempo, ficou inacabada. um elefante branco aqui no meio da nossa cidade."

Já o deputado Domingos Neto (PSD), ressaltou a importância da conclusão não somente para o Estado, mas além dele. "A obra não é importante só para Tianguá. É estratégica para o povo do Ceará, para o Piauí. É integradora."


O governador Elmano de Freitas (PT), que também estava presente na solenidade, aproveitou para destacar que "Esta obra é aquela que o nosso povo olha e fica descrente, de que as políticas sempre são prometidas e nunca realizadas."

O ministro dos Transportes, Renan Filho, inclusive, comentou durante a inauguração que o Ceará, nos últimos anos, teve uma piora na sua malha, por causa do baixo investimento do Governo Federal.

"Se as obras andarem e necessitarem de mais recursos, nós vamos fortalecer aqui para fazer uma suplementação, a fim de melhorar ainda mais a malha do estado", afirmou.

Duplicação da BR-222 vai ser entregue no próximo ano

A duplicação da BR-222 no trecho Caucaia-Pecém já foi 70% executada e, segundo o ministro do Transporte, será concluída em 2024.


Em setembro deste ano, a obra tinha sido paralisada por um problema com as terras indígenas, mas já retornou.

Propostas de licitação para a duplicação da BR-116 já têm data marcada

A abertura de propostas para a duplicação da BR-116, no trecho Pacaus-Boqueirão do Cesário será no dia 20 de outubro. Ela está divida em três lotes e os dois últimos serão publicados até dezembro deste ano. Com um valor previsto de R$ 710 milhões, a extensão total é de 58,4 km.


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem