Uma negociação direta com representantes do Hamas será necessária para que o Brasil consiga retirar 25 brasileiros que já manifestaram o desejo de deixar a Faixa de Gaza, afirmam fontes ligadas ao Itamaraty.
Segundo as fontes, não há como negociar com a autoridade palestina, pois quem manda de fato na zona de conflito é o Hamas.
Um conflito entre o grupo terrorista e Israel já deixou milhares de mortos desde o sábado (7). Mais de dois mil pedidos de repatriação já foram recebidos no Itamaraty.
A previsão é de que o primeiro voo da FAB com brasileiros resgatados de Israel chegue ao Brasil na quarta (11).
Pelo menos três brasileiros estão desaparecidos na região. Eles estavam na festa rave que foi atacada e deixou pelo menos 260 mortos.
Os brasileiros que querem deixar a Faixa de Gaza fizeram chegar essa intenção a membros da diplomacia brasileira em Ramallah e também no Egito. A estimativa é de que 6 mil brasileiros vivam na Faixa de Gaza.
O objetivo é tirá-los exatamente pela fronteira com o Egito. O país faz fronteira com a Faixa de Gaza, foco do combate entre o grupo terrorista armado Hamas e as forças militares de Israel.
g1