Ivo Gomes mira detecção de esgotos clandestinos jogados no Rio Acaraú

 Em reunião com a Secretária de Urbanismo e Habitação e seu Chefe de Gabinete, prefeito discutiu ações do Plano Diretor e projetos de saneamento para a cidade



O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), anunciou na quarta-feira (18) medidas para abordar a problemática da poluição do Rio Acaraú, um dos principais recursos naturais do Município. Em reunião com a Secretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, e o chefe do seu gabinete, David Duarte, o prefeito destacou, sem dar mais detalhes, o início de um trabalho importante de detecção de esgotos clandestinos que impactam negativamente o rio.

O projeto foi discutido durante a reunião, na qual também foram abordados temas relacionados ao Plano Diretor de Sobral, que já passou por todas as etapas de consulta pública, além de projetos de saneamento e urbanismo para a cidade. Ivo Gomes destacou a importância da iniciativa e afirmou que o cuidado com o meio ambiente é uma prioridade.

“É fundamental preservar o Rio Acaraú, não apenas por seu valor ambiental, mas também pela sua relevância para a nossa comunidade. Iniciaremos um trabalho rigoroso para detectar e eliminar os esgotos clandestinos que têm causado danos à saúde do rio. Esta é uma etapa importante de nossos esforços para proteger esse recurso natural essencial”, afirmou o prefeito em postagens nas suas redes sociais.

O prefeito também enfatizou o compromisso da gestão com o Plano Diretor da cidade e com projetos de saneamento e urbanismo que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Sobral. “A administração municipal está empenhada em criar um ambiente mais limpo e saudável para os moradores da cidade e para as gerações futuras”.

DENÚNCIA

Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em 31 de maio deste ano, o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União) denunciou o despejo irregular de dejetos e esgoto sem tratamento no Rio Acaraú. Conforme o parlamentar, os esgotos da cidade não estavam sendo tratados devido a furtos de motores das estações de tratamentos do Município. “Talvez mais de 90% dos motores foram roubados e não foram ontem. Foram há vários anos, e nunca foram repostos pelo serviço de água de Sobral”, denunciou, na ocasião.

Ainda segundo Dr. Oscar, esse poderia ser “o maior crime ambiental do Interior do Ceará” e que o esgoto sem tratamento e desejos humanos da população, além de estarem sendo despejados no rio, estavam contaminando pelo menos mais cinco cidades. “Uma cidade não saneada corretamente leva a morte muitos de seus moradores”.

Segundo o deputado, equipamentos públicos presentes na cidade e condomínios despejam esgoto no rio. O deputado afirmou ainda que o despejo desses dejetos no Rio Acaraú corre para o restante da cidade, atingindo a população ribeirinha. “Onde está a Semace que não vê esse crime ambiental que está acontecendo?”.

Opniao CE 

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem