1.000 vagas: Ceará vai ter o primeiro concurso para o Sistema Socioeducativo

 As vagas serão paras os cargos de socioeducador e analista socioeducativo.



O governador Elmano de Freitas anunciou nesta sexta-feira (17) o  lançamento de um concurso público com mais de 1.100 vagas para o Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). 

As vagas serão paras os cargos de socioeducador e analista socioeducativo.


“Ótima notícia para os cearenses! Anunciei hoje, ao lado do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o 1° concurso para o Sistema Socioeducativo do Ceará. Serão 1.080 vagas, sendo 964 para o cargo de socioeducador e 116 vagas para nível superior. A medida é muito importante para garantirmos a implementação de políticas públicas permanentes na área”, escreveu Elmano em uma publicação nas redes sociais.

O anuncio havia sido dado também durante um evento que contou com a presença da vice-governadora Jade Romero (MDB), do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e de outras lideranças relacionadas ao tema.

“Nós sabemos que temos uma obrigação legal de realização do concurso. Mas temos a obrigação moral de garantir que o sistema socioeducativo cearense seja por concurso para garantir uma política permanente de Estado para melhor cuidar dos nossos jovens, dos nossos adolescentes que precisam da nossa ajuda”, disse Elmano. O governador, em coletiva, ainda revelou que o certame já está autorizado e será lançado em 2024.

Novidades

As primeiras novidades anunciadas foram o Observatório do Sistema Socioeducativo, que trará em tempo real dados de perfil e unidades socioeducativas, o livro Recomece, que terá trabalhos artísticos e redações de adolescentes assistidos pelo sistema, e a compra de 150 câmeras corporais para serem utilizadas pelos socioeducadores.

Durante o evento, o ministro também mencionou diversas medidas para proteção e atenção a população LGBTQIA+. Dentre elas está o apoio ao Centro de Cidadania à População LGBTQIA+ no Interior do Ceará, que promoverá atendimento social, psicológico e jurídico.

“Além disso, nós também vamos fortalecer formação dos defensores de direitos humanos, também a LGBTQIA+. E a Secretaria Nacional, usada pela Força LGBTQIA+, realizará, em 2024, a Formação Nacional dos Defensores e Direitos Humanos LGBTQIA+, e juntará com indicação dos defensores do estado do Ceará”, explicou Almeida.

O Ceará pioneiro no programa que fornecerá oficinas de auto-proteção ao publico LGBTQIA+. “Em 2024, a secretaria lançará o governo Bem-Viver, que governará oficinas de auto-proteção com lideranças indígenas LGBTQIA+, mais diversas e literatórias do país. A primeira turma de formação será justamente no estado do Ceará”, afirmou.


GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem