Ceará: Deputado alerta sobre nova cepa da Covid-19 e reforça medidas preventivas contra a doença








O Ceará teve 1.177 casos positivos de Covid-19 entre 25 de outubro e 25 de novembro. As informações foram apresentadas em um documento divulgado pela Secretaria da Saúde estadual nesta quarta-feira (29)

Durante o período, o estado teve um pico de 154 diagnósticos positivos de coronavírus no último dia 20 de novembro. No entanto, a curva dos casos tem mostrado crescimento quase constante no último mês.

A taxa de positivade dos testes feitos em laboratório também aumentou, saltando de 5,8% para 21,3% em menos de dez dias de novembro.

Com relação aos óbitos, o estado teve 77 mortos causadas pela Covid-19 em 2023, A maior parte foi em abril, e a última morte contabilizada foi no dia 8 de novembro.

Vacinação contra a Covid

Com o aumento de casos de Covid-19 no Ceará neste mês de novembro, completar o esquema vacinal é uma das recomendações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para prevenir o surgimento de novos casos. Em Fortaleza, a população pode encontrar a vacina contra a doença nos 118 postos de saúde.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as unidades fazem a aplicação dos imunizantes durante a semana, entre os horários de 7h30 e 18h30.

Duas unidades abrem para a vacinação aos sábados, domingos e feriados: os postos Mattos Dourado (Bairro Edson Queiroz) e Irmã Hercília (Bairro São João do Tauape).


As unidades disponibilizam tanto as doses monovalentes como as bivalentes. Os imunizantes bivalentes estão atualizados para proteger a população contra as novas variantes do vírus da Covid-19, incluindo as sublinhagens da variante Ômicron.

No Ceará, o aumento do número de casos de Covid-19 pode estar ligada à circulação da subvariante JG.3, que descende da variante EG.5, uma subvariante da Ômicron popularmente conhecida como Éris.

Quem pode tomar a vacina bivalente

A maioria das pessoas ainda não tomou a dose bivalente, que passou a ser disponibilizada em Fortaleza a partir de fevereiro deste ano. Atualmente, a capital tem apenas 18,94% de cobertura vacinal com as doses bivalentes, conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Podem tomar a dose bivalente as pessoas com idade acima de 18 anos e que tenham tomado, pelo menos, duas doses da vacina monovalente. Para isso, a pessoa deve ter recebido a última dose há quatro meses.

Ainda conforme a SMS, podem receber a bivalente as pessoas com comorbidades com idades a partir dos 12 anos e os imunossuprimidos com idades de 12 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias.

Pode tomar com sintomas?

As pessoas que estiverem com sintomas gripais podem tomar a vacina normalmente, desde que os sintomas sejam leves, orienta a SMS.

No caso de sintomas gripais graves, as equipes de saúde orientam que a pessoa só tome a vacina depois de 30 dias.

Endereços dos postos

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Fortaleza. Os postos que atualmente passam por reforma tiveram parte dos atendimentos transferidos para outros pontos, com lista que é atualizada no site do Canal Saúde.

Para algumas das unidades, a imunização continua sendo feita no endereço original.

G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem