Aquecimento global é um problema grave para 91% dos brasileiros, revela pesquisa

 Aumento de temperatura, diminuição de chuva e rios mais secos são perceptíveis para os brasileiros, aponta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI)



No últimos anos, os brasileiros têm percebido as mudanças climáticas no dia a dia, é o que revela os resultados da pesquisa ‘Sustentabilidade & Opinião Pública’ da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira (11). Segundo a pesquisa, parte da população percebeu aumento da temperatura (92%), redução de chuvas (66%) e diminuição de rios (55%).

Segundo o levantamento, os brasileiros estão preocupados com o aquecimento global e têm dúvidas se o país vai conseguir cumprir a meta de redução da emissão de gases do efeito estufa. Para 91% dos entrevistados, o aquecimento global é um problema grave. Além da percepção das consequências das mudanças climáticas, 61% dos brasileiros acreditam que o combate ao aquecimento global é uma questão imediata e urgente.

“Os dados recentes sobre as mudanças climáticas confirmam a importância de acelerarmos as ações voltadas à adaptação e à redução dos impactos de secas, enchentes, ondas de calor e frio intensos e outros fenômenos extremos, que vêm causando enormes prejuízos sociais e econômicos em todo o mundo”, destaca o presidente da CNI, Ricardo Alban.

O desmatamento florestal é considerado a maior ameaça ambiental do país para 38% dos brasileiros. Seguido por mudanças climáticas/aquecimento global (23%) e fumaça/emissão de gases poluentes (22%). De acordo com os entrevistados, nos últimos 12 meses, a atração de recursos de outros países para a proteção da Amazônia e o combate ao garimpo ilegal foram consideradas melhores. Já o combate ao desmatamento ilegal e o combate às queimadas pioraram.

FUTURO

Sobre o futuro, 80% citaram que acham possível combinar o crescimento econômico com a proteção do meio ambiente. Em relação à conservação ambiental, o tratamento de água e esgoto lidera as prioridades das ações, sendo citada por 30% das pessoas entrevistadas. Seguido pelo combate ao aquecimento global/às mudanças climáticas (27%) e ao desmatamento (25%)Ao todo, o estudo ouviu  2.021 pessoas com idade a partir de 16 anos de todos os estados brasileiros. O levantamento foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, entre os dias 18 e 21 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Opniao CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem