Com objetivos de intensificar medidas preventivas e reduzir o número de afogamentos durante a alta temporada, o Corpo de Bombeiros do Ceará deu início à “Operação Férias 2023.2”.
A ação irá focar em toda a extensão da orla marítima do estado, especialmente nas áreas onde o fluxo de visitantes tende a ser mais intenso neste período.
A operação vai aumentar em 40% nos postos de guarda-vidas.
Ao todo, 115 pontos de vigilância estarão ativos em áreas como a Praia do Futuro e Sabiaguaba, em Fortaleza, e também em locais como Icaraí e Cumbuco, em Caucaia.
Além disso, municípios como Aracati e Jijoca de Jericoacoara também receberão um contingente maior de bombeiros.
O reforço no efetivo é uma resposta ao aumento da presença de visitantes e turistas em todo o litoral cearense. Em 2023, o Corpo de Bombeiros registrou o salvamento de 493 pessoas, marcando uma queda superior a 15% em comparação com o ano anterior.
O Coronel Cláudio Barreto, comandante do Corpo de Bombeiros, credita essa redução ao trabalho proativo e preventivo realizado pela instituição.
Samuel Elanio, Secretário da Segurança Pública, destacou a importância do reforço no efetivo, enfatizando o compromisso em garantir um lazer seguro tanto para os cearenses quanto para os visitantes.