O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, receberá o Título de Cidadão de Fortaleza. Nesta terça-feira (12/10), a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria. Implementada na Casa Legislativa no dia 9 de novembro, a iniciativa foi do vereador Julierme Sena (União Brasil).
Após a aprovação, o parlamentar agradeceu aos colegas que votaram a favor e afirmou que a honraria a Bolsonaro é carregada de merecimento. “Estou muito feliz e honrado com a aprovação do título para o nosso eterno presidente Bolsonaro. Ele é um cidadão que tem o carinho e o respeito do povo fortalezense e sempre é muito bem acolhido em nossa cidade”, afirmou Julierme.
Essa não é a primeira vez em que Julierme Sena articula a honraria à figuras da Direita. Em 2022, o parlamentar concedeu um Título de Cidadão a Gilson Machado, na época ministro do Turismo do Governo Bolsonaro.
Em sua justificativa, o parlamentar da capital cearense argumenta que Jair Bolsonaro teve grande importância e valor para a sociedade local. Entre os pontos que reforçam o seu posicionamento, o vereador cita o número de beneficiados pelo Auxílio Emergencial, repasse financeiro que amenizou os impactos gerados pela pandemia da Covid-19.
“Nossa cidade foi palco de recepções marcantes ao ex-presidente. Bolsonaro incrementou o Auxílio Emergencial, medida que beneficiou cerca de 747 mil fortalezenses. Além disso, finalizou obras paradas, como a duplicação da BR-22 e as obras do Anel Viário”, explanou.
Relembre
Em 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) rejeitou um Projeto de Lei que tinha essa intenção. De autoria do, na época, deputado estadual Ely Aguiar, o projeto foi arquivado após deputados do PDT retiraram suas assinaturas. A ação veio após uma orientação da presidência nacional do partido.
Como Ely Aguiar não foi reeleito, o projeto não voltou à pauta da Assembleia Legislativa nos anos seguintes. Outro parlamentar poderia levantar a pauta. No entanto, a ala de Esquerda e Centro-Esquerda continuaria a ter uma quantidade suficiente de votos para rejeitar um novo projeto de mesma intenção.
A Noticia do Ceará