Em Fortaleza, o acumulado nas últimas 24h foi de 47.6 mm, no posto do Centro
Choveu em pelo menos 99 municípios cearenses entre às 7h deste domingo (17) e às 7h desta segunda-feira (18), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maiores acumulados foram registrados na porção oeste do Estado, conforme cenário previsto pela Funceme. As maiores chuvas ocorreram em Juazeiro do Norte (104,5 mm), Choró (103 mm), Graça (90 mm), Guaraciaba do Norte (88 mm) e Boa Viagem (80 mm). Em Fortaleza, o acumulado foi de 47.6 mm, no posto do Centro.
Até esta terça-feira (19), a tendência indicada pela Funceme é de mais chuvas. A previsão aponta céu variando entre nublado e parcialmente nublado com precipitações em todas as macrorregiões. No caso de Fortaleza e Região Metropolitana, ainda são esperadas precipitações ao longo desta segunda. Enquanto na terça, acumulados mais concentrados entre madrugada e esta terça-feira (19). Para quarta-feira (21), a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com baixa possibilidade de chuva em todas as macrorregiões.
Conforme a Funceme, as chuvas estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que no momento tem o seu centro posicionado sobre a Bahia. Além do avanço de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil e aos efeitos locais como temperatura e relevo. As macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Jaguaribana deverão apresentar temperaturas variando de 31 a 34°C durante o período da tarde desta segunda (18) e os próximos dias.
Já as temperaturas mínimas, conforme a Fundação, tendem a variar entre 23 e 25°C no Interior. Em Fortaleza, mínimas de 26°C e máximas de 30°C. A umidade relativa do ar deve ficar com valores entre 31 e 40% no Interior do Estado, enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 50 e 60%. Em relação a velocidade máxima do vento, valores entre 25 km/h e 30 km/h estão previstos para a faixa litorânea e regiões de serra.
NORDESTE
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Nordeste deve ter chuvas volumosas até sexta-feira (22), pelo menos. Conforme boletim do órgão, as áreas de instabilidade com chuva intensa atingirão especialmente o sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e o Piauí. A ocorrência das chuvas está ligada à circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia.