Campeonato Cearense começa neste sábado (20); 1ª rodada encerra próxima segunda-feira (22)



Cinco jogos abrem a primeira rodada da competição. O destaque será para Fortaleza x Horizonte, chamado de “duelo dos campeões”, pois o Leão do Pici ganhou a Série A do Cearense e o Galo do Tabuleiro, foi campeão da 2ª divisão





O Campeonato Cearense 2024 será aberto com dois jogos neste sábado (20). O Fortaleza, atual pentacampeão, faz o jogo inicial do certame enfrentando a equipe do Horizonte, às 16h40, na Arena Castelão. A partida é chamada de “duelo dos campeões”, pois o Horizonte, que conquistou o título da Série B do Cearense no ano passado, retornando à elite do futebol cearense após de três anos.

O segundo jogo deste sábado será entre o Ferroviário e Floresta, às 18 horas, no Estádio Presidente Vargas (PV). Na temporada 2023, o Tubarão da Barra chegou às semifinais da competição. O Lobo da Vila Manoel Sátiro conquistou o acesso para a 1ª divisão no ano passado e volta a figurar entre as 10 principais equipes do futebol cearense.

No domingo (21), mais duas partidas serão jogadas pela primeira rodada da competição. No Estádio Morenão, em Iguatu, a equipe do Centro-Sul recebe o Atlético às 17 horas e espera usar o fator casa como um grande aliado. O Azulão disputou no início do mês a Pré-Copa do Nordeste, porém não conseguiu a classificação para a fase de grupos. A Águia da Precabura chegou às quartas de final do campeonato passado, mas foi desclassificado após perder para o próprio Iguatu.

O segundo de domingo será no PV, às 17h30, entre Maracanã e Ceará. A equipe de Maracanaú fez uma boa campanha na edição passada, chegando a vice-liderança do grupo, mas foi eliminado nas quartas de final. O Vozão é o atual vice-campeão estadual.

O último jogo da primeira rodada será na segunda-feira (22), quando o Barbalha, único representante do Cariri na competição, enfrentará a equipe do Caucaia, a partir às 20 horas, no Estádio Raimundo de Oliveira, o Raimundão. No certame anterior os dois times fizeram campanhas semelhantes, chegando a disputar o quadrangular do rebaixamento, garantindo a permanência dos dois.

CASTELÃO

No ano passado, a Arena Castelão recebeu 52 duas partidas de seis competições diferentes. A quantidade de jogos fez com que o gramado do estádio recebesse uma agenda especial de cuidados desde o fim da temporada, no início de dezembro, para garantir um bom desempenho na temporada atual. O trabalho de manutenção do campo incluiu cortes verticais para limpeza e uniformização, período em que o gramado ficou bem abaixo dos padrões de jogo.

Depois dessa fase dos trabalhos de recuperação, foi feita a descompactação do solo, que ajuda na oxigenação e absorção de nutrientes, além do top dressing, onde uma cobertura de areia é colocada para correção do nivelamento e para estimular o crescimento da grama. A última etapa do cronograma, que se estendeu pelos últimos 30 dias, foi a fase de nutrição e adubação.

Segundo o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão responsável pelas intervenções na Arena, Quintino Vieira, o trabalho realizado no período deve garantir uma boa performance do campo.


“O gramado tem todas as condições de performar com bom desempenho neste ano. A nossa preocupação continua sendo a quantidade de jogos e o período de intervalo entre eles. Estamos buscando dialogar com a Federação Cearense de Futebol (FCF) e os principais mandantes, Fortaleza e Ceará, para tirar do Castelão os jogos de menor público”, ressalta Quintino Vieira.

Além do gramado, estão sendo executados serviços de manutenção nos banheiros, elevadores e no sistema de climatização. A Secretaria do Esporte (Sesporte) conduziu, durante as últimas semanas, um trabalho de limpeza com lavagem das cadeiras, das áreas dos camarotes, setor premium, estacionamento e demais áreas de circulação.

MELHORIAS

Em novembro, durante o evento que celebrou os 50 anos da Arena Castelão, o Governo do Ceará inaugurou placares eletrônicos e o sistema de iluminação esportiva. Desde então, outras melhorias estão sendo implementadas, como o sistema de iluminação cênica e os novos grupos de geradores, com instalação já concluída, e a manutenção do sistema de som, com previsão de conclusão para o fim do mês. O investimento foi de cerca de R$ 15 milhões do Tesouro do Estado.




Opniao CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem