Funcionário da ONU acusado de participação em ataque a Israel é morto, diz Secretário-Geral

 


O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou neste domingo, 28, que um dos 12 funcionários da UNRWA acusados de envolvimento no ataque do Hamas em 7 de outubro foi morto. A ONU não deu detalhes sobre as circunstâncias em que ocorreu a morte do funcionário.

De acordo com Guterres, outros nove foram demitidos da agência da ONU para refugiados palestinos.

“As Nações Unidas estão tomando medidas rápidas na sequência das alegações extremamente graves contra vários funcionários da Agência de Assistência e Obras da ONU”, afirmou o secretário-geral, acrescentando que a entidade iniciou uma investigação sobre o caso.

“Qualquer funcionário da ONU envolvido em atos de terror será responsabilizado, inclusive através de processo criminal.”

Guterres, no entanto, pediu aos países que suspenderam o financiamento da UNRWA que “garantam pelo menos” a continuação das operações da agência.

“Embora compreenda as suas preocupações, eu próprio fiquei horrorizado com estas acusações, exorto vivamente os governos que suspenderam as suas contribuições a garantirem, pelo menos, a continuidade das operações da UNRWA”, afirmou Guterres em comunicado.

Na sexta-feira, 26, os Estados Unidos anunciaram que iriam “suspender temporariamente” todos os futuros financiamentos à agência da ONU responsável pela distribuição de ajuda aos civis na Faixa de Gaza.

O país foi um dos maiores doadores da agência em 2022, assim como a Alemanha, a União Europeia e a Suécia. O Departamento de Estado dos EUA afirmou estar “extremamente preocupado” com as acusações de Israel envolvendo 12 funcionários da UNRWA, que estariam envolvidos nos ataques do Hamas.

O que a UNRWA faz?

A UNRWA – Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo — foi fundada em 1949, após a Guerra Árabe-Israelense de 1948. Iniciou suas operações em maio de 1950.

Com cerca de 30 mil funcionários, a agência da ONU fornece educação, cuidados de saúde e serviços sociais a refugiados palestinos na Jordânia, na Síria, no Líbano, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Como a UNRWA é financiada?

A agência recebe quase todo o seu orçamento de doações voluntárias de estados membros da ONU. Em 2022, de acordo com o site da entidade, as doações totalizaram 1,17 bilhões de dólares. Em janeiro de 2023, a organização apelou à comunidade global para aumentar o seu orçamento para 1,63 bilhões de dólares.
Os EUA, a Alemanha, a União Europeia e a Suécia foram os maiores doadores individuais da agência neste ano, contribuindo com 61% do seu financiamento global.

O Antagonista

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem