Comissão aprova projeto que exige emissão de som de câmera quando o celular capturar fotos ou vídeos

 Alteração na legislação foi pensada para coibir a violação da privacidade dos cidadãos



Apresentado pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE), o projeto de lei 583/20, que exige a emissão de som em dispositivos eletrônicos no momento em que eles capturam fotos ou vídeos, foi aprovado nesta quinta-feira (15), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, todos os equipamentos eletrônicos, incluindo smartphones, deverão emitir algum tipo de som no momento em que a câmera for utilizada. O som deverá ser ouvido a certa distância, evitando que fotos ou vídeos sejam registrados sem a autorização da pessoa que estará na mídia. 

O texto prevê que a função seja instalada nos aparelhos ainda na fábrica. Além disso, ela não poderá ser desativada ou alterada pelo consumidor. A medida terá validade para todos os aparelhos comercializados no país. Dessa forma, os que não se adequarem à regra terão a venda proibida. 

Segundo o relator da proposta, o deputado Florentino Neto (PT-PI), o projeto surge da necessidade de “coibir práticas abusivas de violação de privacidade ou assédio moral, que podem ocorrer a partir da utilização não autorizada de imagens pessoais”.

O texto aprovado ainda deverá ser analisado por outras comissões da Câmara antes de seguir para o Senado Federal. 

Uma legislação semelhante já está em vigor no Japão e na Coreia do Sul. Em ambos os países, os smartphones emitem um som de câmera analógica no momento em que registram fotos ou vídeos. 

Diário de Pernambuco

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem