Governo Federal vai usar Inteligência Artificial para fazer novo pente-fino no Bolsa Família e no CadÚnico



 Segundo o ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, atualmente cerca de 2% das famílias que recebem a renda não se encaixam nos critérios

O governo federal vai usar tecnologias de inteligência artificial para fazer um novo pente-fino no Bolsa Família e no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é fazer com que o benefício seja pago às pessoas que realmente têm o direito. A iniciativa faz parte de um plano anual de fiscalização e combate de fraudes em programas sociais, anunciado nesta terça-feira (19/3), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A estratégia, que teve início no ano passado, prevê oito ações, entre elas, a elaboração de uma proposta para melhoria da qualidade da base de dados e atualização e unificação do fluxo de denúncias. Segundo o ministro Wellington Dias, atualmente cerca de 2% das famílias que recebem a renda não se encaixam nos critérios.

“A gente normalmente trabalhava com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência artificial que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, explicou.

Ao longo de 2023 a análise resultou no cancelamento de aproximadamente 3,7 milhões de benefícios por irregularidades, e a averiguação identificou 17 milhões de cadastros desatualizados ou inconsistentes.

🗞️ Correio Braziliense

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem