Mulheres do MST ocupam sede do Incra em Fortaleza nesta quinta-feira (7)

 As principais reivindicações do Movimento são a defesa da Reforma Agrária e o combate à violência no campo



Cerca de 600 mulheres do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta quinta-feira (7), a sede do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Fortaleza. A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que teve início nesta quarta (6) e segue até sexta (8). As principais reivindicações são a defesa da Reforma Agrária e o combate à violência no campo, assim como políticas públicas para as agricultoras familiares, como acesso a crédito, assistência técnica e comercialização, garantias de projetos de subsídios para produzir alimentos saudáveis.

“A ação também visa chamar atenção das autoridades para a situação de vulnerabilidade que muitas mulheres do campo enfrentam”, destaca nota no perfil oficial do Movimento no Ceará.

O objetivo da ocupação é, ainda, que as mulheres sejam recebidas pela superintendência do órgão no Estado Ceará. O ato visa exigir do Governo Federal “respostas para as demandas históricas da Reforma Agrária e do fortalecimento da agricultura familiar camponesa. A expectativa é que representantes do Incra recebam uma comissão de lideranças ainda nesta quinta-feira para dar início às negociações“, aponta o MST.

MOBILIZAÇÃO

Com o lema “Lutaremos, por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos”, a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra objetivva denunciar as violências estruturais do sistema capitalista que afetam diretamente a vida das mulheres, por meio da instituição do patriarcado, do racismo e da LGBTfobia, além de protestar contra uma série de violações, como as desigualdades sociais, a fome e a pobreza, conforme detalha o Movimento no Estado.


Opniao CE

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem