O presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, foi oficializado como candidato à Prefeitura de Fortaleza em convenção realizada na manhã deste sábado (3), no Centro da capital. Esta é a terceira vez que o ex-deputado federal concorre ao Paço Municipal. Na ocasião, Wagner anunciou a nutricionista e conselheira tutelar Edilene Pessoa como candidata a vice na chapa.
O evento ocorre no colégio Tiradentes, na avenida Duque de Caxias, local onde o candidato foi professor de cursinhos preparatórios para concursos.
Capitão Wagner oficializa candidatura à Prefeitura de Fortaleza
Wagner Sousa Gomes nasceu na cidade de São Paulo, em 21 janeiro de 1979. Deputado estadual mais votado da história do Ceará (2014) e ex-vereador mais votado da cidade de Fortaleza (2012), Capitão Wagner, como é conhecido, é dos principais nomes da oposição à família Ferreira Gomes, conhecida, principalmente, por meio de Ciro e Cid Gomes, ex-governadores do estado. Candidato à prefeito no ano de 2016, foi ao segundo turno com Roberto Cláudio, ficando com 44% dos votos válidos.
Bacharel em Segurança Pública pela Polícia Militar, entrou na política para representar os policiais. Filiou-se ao Partido da República (PR) em 2009, mas sua trajetória se iniciou mesmo no ano de 2010, quando ficou conhecido por liderar uma greve da Polícia Militar contra o governo de Cid Gomes. Em 2018, filiou-se ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS), concorrendo, no mesmo ano, a deputado federal pelo Ceará. Conseguiu eleger-se, inclusive atingindo a marca, agora, de deputado federal mais votado do estado (300 mil votos).
No ano de 2020, concorreu novamente ao cargo de prefeito de Fortaleza, mas perdeu a disputa no 2º turno para José Sarto (PDT). Nessa campanha obteve 624.892 votos.
Em 2022, Capitão Wagner saiu do PROS para filiar-se ao União Brasil, pelo qual foi candidato ao governo do estado do Ceará. Foi derrotado pelo candidato do PT, Elmano de Freitas.
GC Mais