Gato morre após comer folha de 'sementes misteriosas' que vieram da China

 

Moradora de Itapetininga (SP) conta que recebeu sementes após compras online da China. Não há comprovação que ligue a morte às sementes. Ministério da Agricultura informou que já recebeu dezenas de denúncias sobre o envio de pacotes não solicitados.


Uma moradora de Itapetininga (SP) afirma que sua gata morreu depois de comer a folha de "sementes misteriosas" que recebeu ao fazer compras online em um site chinês. Não há, por ora, nenhum laudo veterinário ou comprovação científica que ligue a morte às sementes.

À TV TEM, Marisa Silveira disse que comprou roupas no site e recebeu as sementes em um envelope antes das suas encomendas chegarem.

Segundo ela, não havia nenhum endereço de remetente, mas na embalagem estavam escritos "Express", "China" e "gratuito". Ela, então, plantou em um vaso.

"Comprei umas três vezes em um site chinês e acredito que pegaram meu endereço de lá. Não tem outra explicação. Então, plantei as sementes e comecei a ter problema quando a planta cresceu. A gata mais nova, de nove meses, começou a comer as folhas e ficar doente", diz.

Segundo Marisa, a gata começou a passar mal ao comer a planta. Ela decidiu levar o animal até uma clínica veterinária. Exames foram feitos, mas nada de anormal foi constatado.

O veterinário, então, sugeriu a eutanásia alegando que havia muito líquido no abdômen da gata. Contudo, não foi possível identificar a causa da morte.

“O veterinário fez vários exames, de fígado, rim, e estava tudo normal, mas não tinha mais sangue no animal. A gata começou a emagrecer, inchar a barriga e não teve jeito. Teve que sacrificar”, afirma.

Ainda de acordo com Marisa, ela plantou todas as sementes e, por isso, não tem nenhuma para que possa ser periciada.

"Plantei e jamais imaginei que poderia ser uma planta tóxica. Agora estou assustada. A gata comeu e suspeito que pode ser a folha que intoxicou minha gata", disse.

Ela alega ainda que entrou em contato com a Secretaria de Agricultura da cidade, que pediu para não mexer mais no vaso e informou que enviará um agrônomo ao imóvel nos próximos dias.

Recebeu as sementes? Saiba o que fazer

O Ministério da Agricultura informou que já recebeu 36 denúncias, em oito estados, sobre o envio de pacotes de sementes não solicitadas.

Essas sementes misteriosas normalmente vêm junto com produtos comprados pela internet, em sites ou aplicativos internacionais. Segundo o ministério, a origem das embalagens é de países asiáticos, como China e Malásia. Os chineses negam o envio e falam que as embalagens foram fraudadas.

O Ministério da Agricultura reforça para que a população tenha cuidado e não abra encomendas de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Caso o cidadão receba as sementes, a orientação é que o material seja entregue em uma das unidades do ministério ou no órgão estadual de Defesa Agropecuária.

Em Itapetininga, a entrega pode ser feita diretamente na Casa da Agricultura, que fica na rua Cel. Pedro Dias Batista, 1405, Centro.

O pacote também não deve ser descartado no lixo para evitar que o contato das sementes com o solo cause prejuízos ao meio ambiente.

O ministério informou que todo o material recolhido está sendo analisado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia, referência no país. Os técnicos querem descobrir a espécie da semente e se ela traz riscos à saúde.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem