Justiça suspende divulgação de pesquisa Ibope em Sobral



A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de pesquisa Ibope contratada pelo Sistema Verdes Mares sobre a disputa pela Prefeitura de Sobral, na região Norte. A decisão, do juiz Elison Teixeira, atendeu a pedido da candidatura de Oscar Rodrigues (MDB). A decisão tem caráter liminar até que as questões levantadas sejam respondidas. Um eventual descumprimento será punido com multa de R$ 100 mil.

De acordo com a decisão, o instituto não teria seguido regras adequadas na divisão amostral dos participantes, que não seriam proporcionais à sua participação no eleitorado da cidade. “A divulgação de pesquisa irregular é grave, pois leva o eleitor à falsa percepção de resultado, devendo ser imediatamente coibida. Além disso, a não divulgação da pesquisa não trará nenhum prejuízo para o equilíbrio do pleito, mas o contrário pode causar influência negativa na soberania da liberdade do voto”, escreve o magistrado, que deu ao Ibope dois dias para se manifestar.

A decisão, por outro lado, não acolheu a suspeita de que haveria a influência da candidatura de Ivo Gomes (PDT) na coleta das respostas. “Não vislumbro a presença de provas suficientes a justificar a suspensão da pesquisa”, escreve o juiz.


Roberto Moreira

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem