Ceará é o único estado do Brasil com todos os municípios em lockdown



O Ceará é o único estado do Brasil, no momento, a adotar o lockdown em todos os municípios. Para tentar barrar a segunda onda da pandemia de Covid-19, todas as unidades federativas do País adotaram medidas mais restritivas, como toque de recolher e redução no horário de funcionamento de setores comerciais. Porém, nenhuma outra estabeleceu lockdown de forma geral. O isolamento rígido no Estado vale a partir deste sabado, 13, e segue até o dia 21 de março. 

Para a médica epidemiologia Ligia Kerr o momento atual pede medidas contundentes. Ela alerta que "pequenas interferências agora" não surtem efeitos porque a nova cepa do coronavírus originada em Manaus, responsável pelo aumento de casos, é muito mais transmissível, tem maior gravidade e causa mais mortes, segundo estudos recentes.

Nesse cenário, a especialista classifica o lockdown como "absolutamente necessário". "Um lockdown rigoroso é o único jeito para controlar essa situação, além de acelerar a vacinação. Já vemos estados com maiores índices de vacinação mostrando resultados na redução da mortalidade de idosos", acrescenta a também professora na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ceará chegou a 462.466 casos confirmados de Covid-19 e 12.145 óbitos em decorrência da doença nesta sexta-feira, 12. Os dados foram atualizados às 8h47min de hoje pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Foram contabilizados 2.684 casos e 29 mortes por Covid-19 a mais desde o último boletim.

O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem