Faltam leitos na região Norte; Acaraú e Bela Cruz em situação crítica






Um dos maiores medos de gestores e profissionais de saúde já está acontecendo na região Norte do Ceará. Pacientes morrendo por falta de assistência adequada. Uma idosa esperou por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante cerca de 2h30min na frente do Hospital Regional Norte (HRN). Ela estava dentro de uma ambulância do Samu e faleceu no local.

Sem nenhum leito de UTI disponível, o sistema de saúde da Zona Norte está esgotado. Municípios não conseguem transferir pacientes. Os leitos de UTI estão com ocupação de 100%. Conforme o IntegraSUS, da Sesa, todos os 126 leitos ativos para Covid-19 estão preenchidos. No caso das enfermarias, a ocupação é de 77,53%.

Na semana passada, a paciente deu entrada no Hospital de Santa Quitéria, foi entubada e encaminhada em vaga zero para o HRN. "Quando chegou lá, não tinha leito, não tinha ponto de oxigênio", afirma Adeilton Mendonça, secretário da Saúde de Santa Quitéria.

Henrique Morais, coordenador de enfermagem da UPA de Acaraú e intervencionista do Samu Ceará, detalha que os hospitais ficam com os pacientes, estabilizam e tentam a vaga nos hospitais de referência. "A gente pega o paciente e não tem certeza se vai ter vaga. A espera está sendo na faixa de 24h a 48h, pendendo para mais", mensura. Pacientes que precisam de suporte maior aguardam mais pela regulação. Ele conta que a espera por UTI já chegou a cinco dias. "Se eles não tem vagas para gente, fica uma pressão muito grande nos municípios, porque não tem suporte. ", acrescenta.

Em Bela Cruz, a situação começou a se agravar há cerca de duas semanas. "As unidades têm perfil de paciente até moderado. Mas a avaliação do paciente é constante e o quadro pode evoluir rapidamente. O paciente passa a ser grave. A gente estava com uma média diária de 5 pacientes de internação. Hoje, são 10, 12", diz Denis Moreira, enfermeiro do Hospital Municipal de Bela Cruz.

Conforme Regina Carvalho, secretária da Saúde de Sobral, a macrorregião Norte registrava, até o início da tarde de ontem, 12, 60 pacientes aguardando leitos de enfermaria e 25 aguardando leitos de UTI para transferência para Sobral. "Hoje, O HRN está com 5 pacientes extra leitos e o Hospital de Campanha Dr. Alves está com 2", afirma.

Segundo ela, a situação só não é considerada "um colapso" porque há possibilidade de ampliar em poucos dias. "Colapso é quando não tem mais possibilidade de fazer mais nada, se esgota. Quando chegar, posso imediatamente abrir", analisa. O município aguarda o envio kits compostos por camas hospitalares, respiradores, monitores e bombas de fusão. Enquanto isso, "estamos nos antecipando em montar equipes e aguardando esses equipamentos", diz.

Segundo a secretária, a demanda de pacientes em filas de espera é muito alta e as UPAs estão exauridas. "Estamos na luta para ver se conseguimos ampliar os leitos na próxima semana", projeta. No Hospital de Campanha, 10 leitos de enfermaria devem ser transformados em UTIs. Serão 10 leitos de UTI na Santa Casa e 32 leitos de UTI e 60, de enfermaria no HRN, segundo a proposta de ampliação do Governo do Estado.

O Povo

1 Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

  1. Olá, meu nome é Arbiston, moro em Acaraú faz 21 anos!

    Se cuidem �� atenção!

    Passei 17 dia internado (sendo 03 na UTI) devido as complicações do vírus!

    Esse vírus ataca os Pulmões! Quem tem sintomas... quanto mais falar...pior será! Se falar... vírus vai pegar! Ele vai se manifestar no Pulmões!

    Quem tem sintomas iniciais, é repouso, alimentação e evitar falar e remédio!

    5 comprimidos de Omeprazol: 1 Comprimido / 5 dias (Estômago);

    5 compridos de Azitromicina: 1 comprimido / 5 dia (Antibiótico);

    4 comprimidos de Ivermectina: 2 comprimidos no dia e 2 no outro dia mesmo horário.

    Dipirona - (se sentir dor ou febre) temperatura tem que ser conferida (termômetro) tomar remédio se realmente tiver febre��.

    Podem fazer o tratamento Preventivo com o mesmo remédio (14 comprimidos o tratamento preventivo)!��

    ATENÇÃO: VERIFICAR SE POSSUI ALERGIA ALGUMA MEDICAÇÃO!��

    Importante realizar acompanhamento: Saturação;
    Temperatura;
    Pressão;

    Saturação baixando ( falta de ar ) 93...92…precisa do auxílio do oxigênio! Realizar também Tomografia! Exame de sangue! Ir ao Hospital Urgente!

    Tomou remédio... Repouso não falar...Deitar de lado... barriga pra baixo... beber muita água!��

    Realizar a limpeza do nariz ��, com soro!

    Realizar uma terapia Respiratória simples: Puxar o ar pelo nariz...soltar ar pela boca! 1 secção de 10 vezes! 1 vez por dia!

    Ficar calado é a melhor forma do vírus não se manifestar! Sempre se manifesta depois das refeições… Quando o organismo processa o alimento! Da o pico de febre.

    Horários de alimentação : 07...10...12...15...18...21

    O mistério dessa doença é alimentações... Tratamento no início dos sintomas... Repouso correto... Deitado de lado ou de barriga pra baixo ( expandir os pulmões) ajudar a respiração.

    Concluindo...ter calma... Não ficar ansioso...manter a calma! Então vem as complicações...onde muitos estão perdendo a vida! Ter calma e paciência! Quem tem sintomas...tomar os remédios repouso em casa...Ficar calado... não mandar áudio... não fazer ligação ����

    Secretaria de Saúde do município! Orientar a população...Divulgar nas rádios do Município… AGIR mais e FALAR MENOS… Assim é como funciona o vírus!

    Atenciosamente,
    Arbiston Borges.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem