A partir desta segunda-feira, Ceará tem abertura gradual de atividades econômicas

 


O Ceará dará inicio a reabertura de setores da economia, de maneira gradativa, a partir desta segunda-feira. Após um mês de lockdown em todo o estado, o Governado Camilo Santana (PT), anunciou a retomada, em transmissão ao vivo por suas redes sociais, durante o final de semana. O anúncfio foi feito juntamente com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, que mostrou gráficos com dados sobre a situação da Covid-19 no estado.

O secretário informou que, segundo os dados, apesar de o Ceará ainda ter altos níveis – tanto de internação, quanto de mortes – a situação está estável, com tendência de queda. Além disso, o médico avaliou que a vacinação é a medida mais efetiva no combate a doença. Os números mostraram a queda drástica no número de profissionais da saúde que precisaram de internação após tomarem as doses do imunizante.

O governador também reforçou os esforços que o estado tem feito para obter o aval de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial da vacina russa Sputinik-V.

Em seguida, Santana anunciou quais e de que maneira alguns setores vão retornar às suas atividades e quais permanecem fechados. Entre as medidas adotadas estão:

– Autorizadas as aulas presenciais para as crianças de 4 e 5 anos e para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, com limitação de 35% da capacidade de alunos por sala

– Toque de recolher rígido todos os dias, das 20h às 5h,

– O comércio de rua e serviços, envolvendo estabelecimentos fora de shoppings, funcionarão de 10h às 16h, com limitação de 25% da capacidade

– Os shoppings funcionarão de 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade

–  Templos religiosos poderão realizar celebrações presenciais, com limite de 10% da capacidade e as regras estabelecidas em protocolos sanitários

– Permanece proibido o funcionamento de academias, parques aquáticos, barracas de praia, cinemas, museus e teatros, públicos ou privados.

– Restaurantes de hotéis e pousadas poderão funcionar, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h. No sábado e domingo o horário é o mesmo sendo permitido apenas para hóspedes.

Não está restrito o funcionamento de serviços públicos essenciais; farmácias, supermercados, indústria, postos de combustíveis, hospitais e demais unidades de saúde e de serviços odontológicos e veterinários de emergência, laboratórios de análises clínicas, segurança privada, imprensa, meios de comunicação e funerárias.


Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem