Governo Bolsonaro é proibido de taxar cartas Pokémon

  


Negando um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o jogo de cartas Pokémon TCG está imune de impostos no Brasil.

A ministra Cármen Lúcia aceitou o argumento de que as cartas estimulam a leitura e por isso podem ser consideradas livros para fins de imunidade tributária. Atualmente, um pacote básico com 20 cartas custa R$15,00.

O benefício fiscal está previsto no artigo 150 da Constituição Federal, que prevê isenção tributária com o objetivo de reduzir o preço final de livros, jornais e álbuns de figurinhas. A lei foi criada para reduzir o preço final de itens que podem estimular o acesso da população à cultura, à informação e à educação.

Apesar de uma carta Pokémon não ser um livro ou ainda uma figurinha adesiva, a ministra Cármen Lúcia concordou que a lei precisa ser lida de forma ampla e que as cartas podem sim estimular o público infantil a se familiarizar com meios de comunicação impressos. "Atendendo, em última análise, à finalidade do benefício tributário", assentiu a ministra.

A decisão foi publicada em abril do ano passado e pode abrir caminho para que outros jogos de cartas sejam isentos de impostos como livros no país.

Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ventilou a hipótese de acabar com a isenção de impostos para livros (via Gazeta do Povo). Caso prossiga com a ideia, o governo federal conseguirá taxar as cartas Pokémon

GOVERNO FEDERAL X CARTAS POKÉMON

A disputa das cartas Pokémon e a Legislação Tributária no Brasil não é recente. Há mais de uma década, em 2009, a moeda foi lançada.

De um lado, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado à AGU, questionavam na Justiça o benefício fiscal concedido à empresa Devir Livraria na venda do Pokémon TCG.

A Devir enquadrou o jogo como objeto educativo e por isso contava com a isenção de livros e jornais. Analisando a questão durante anos, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) deu ganho de causa para Pokémon e negou a aplicação dos impostos a mais, pedidos pelos entes federativos.

Mas o governo federal ainda tinha algumas cartas prêmio nessa disputa.

Em 2020, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, como quem usa uma carta de treinador, levou a discussão para o STF, a maior instância de Justiça do país. A PGFN entrou com um Recurso Extraordinário com Agravo (ARE), pedindo que o STF suspendesse a decisão do TRF3 e permitisse a aplicação dos impostos até que a questão fosse decidida de uma vez por todas.

Foi então que o inusitado aconteceu. A definição do que são as cartas Pokémon e o pedido do governo parou na mesa da ministra Carmém Lúcia, que teve que se debruçar sobre o jogo.

O governo federal argumentava que a análise do TRF em equiparar Pokémon a livros ou a um álbum de figurinhas para isenção fiscal era superficial. Primeiro que o TCG era um jogo de estratégia. Depois, o mais óbvio, as cartas de Pokémon não eram adesivas para serem entendidas como figurinhas.

"A regra da imunidade prevista no texto constitucional visa estimular o avanço da cultura, da democracia, da educação, do acesso à informação e um jogo do Pokémon seguramente não serve a essa finalidade", argumentou o governo federal.

A PGFN estava convencida de que as cartas não estimulavam a leitura — apenas complementavam um jogo de conquista e trocas, elemento tributado pela Receita Federal na classificação de "cartas de jogar".

O STF não aceitou os argumentos. Contou a favor de Pokémon TCG o fato de o jogo possuir conteúdo interativo e personagens retirados dos mangás, descritos pela defesa como "livros ilustrados".

O entendimento foi além. A ministra da Suprema Corte aceitou que Pokémon TCG estimula a procura por conhecimento e enquadrou uma carta como um veículo de transmissão de informação impresso para o público infantil.

Com os argumentos na mesa, Pokémon TCG foi incluído no conceito de livros e periódicos da regra tributária imunizante.

O STF negou o AGE e ainda determinou que o governo federal pague 10% dos honorários advocatícios. O caso voltou para o TRF3, onde ainda pode ser revisto, mas agora com um golpe super efetivo vindo de uma instância superior.


Via The Enemy

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem