Projeto de irrigação criado por alunos de Granja está entre os finalistas de programa da Samsung



 A coreana Samsung vem apostando em um grupo de alunos de Granja, da Escola Estadual Guilherme Teles Gouveia, no Interior do Ceará. Os estudantes desenvolveram um sistema de irrigação alternativo com uma bomba hidrostática de baixo custo para auxiliar os agricultores locais.

A ideia surgiu para os trabalhadores rurais que atuavam apenas nas plantações durante o período de inverno por dificuldade em irrigá-las nos demais meses do ano, em razão da escassez de água na região.

Segundo o professor e orientador do projeto, André Luiz Rocha, o desafio é regar a plantação em estações com menos chuva, principalmente, no verão.

O mestre, juntamente com os alunos do 3° ano do ensino técnico em agropecuária decidiram investir tempo e conhecimento na criação de uma bomba hidrostática, equipamento que fornece uma determinada quantidade de água por meio da pressão. Com garrafas retornáveis de dois litros e um calibrador de pneu para medir a pressão do recipiente, eles conseguiram desenvolver um equipamento capaz de manter a irrigação das plantações por muito mais tempo.

Projeto finalista 
O projeto está entre os semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções para a sociedade local com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).


Focus

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem