Aumento nos casos de dengue é registrado em Bela Cruz e outros 25 municípios

 


O Ceará acumula mais casos confirmados de Dengue de janeiro a setembro deste ano que em igual período de 2020, com um aumento de 34,5%. São 27.988 casos confirmados somente neste ano, ante 20.796 do ano anterior (até 27 de setembro).

A variação para mais ocorreu em três das cinco superintendências regionais de Saúde: Fortaleza, Litoral Leste e Norte; nas superintendências de Cariri e Sertão Central houve redução

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), os casos confirmados de dengue ocorreram com predominância nas faixas etárias de 20 a 49 anos, com 55,7% dos casos, e no sexo feminino, com 56,7% dos casos.

“Os focos do Aedes aegypti predominaram nos depósitos localizados ao nível do solo (barril, poço, tambor e tanque), com 62,68%, seguidos pelos depósitos móveis (vasos/frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros, baldes), com 12,41%”, aponta o boletim.

ALERTA DE GRAVIDADE

A vigilância epidemiológica identificou a reintrodução do sorotipo DENV2, que oferece maior risco de ocorrência de casos graves. Foram confirmados 528 casos de Dengue com Sinais de Alarme. Houve confirmação de 25 casos de Dengue Grave; destes, dez foram a óbito, sendo cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 10 e 91 anos.

Os óbitos confirmados ocorreram nos municípios de Fortaleza (3), Iracema (1), Maracanaú (1), Porteiras (1), Sobral (2) e Viçosa do Ceará (2)

A ocorrência de dengue grave se dá em 26 municípios: Acarape, Alcântaras, Aquiraz, Beberibe, Bela Cruz, Cariré, Eusébio, Fortim, Guaraciaba do Norte, Iracema, Itaitinga, Itapagé, Jaguaretama, Jaguaruana, Madalena, Maracanaú, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Pedra Branca, Quixeré, Redenção, Russas, Santa Quitéria e Uruburetama.

As cidades com mais registros de casos de dengue, em números absolutos, foram Fortaleza, Russas, Maranguape, Sobral, Morada Nova, Viçosa do Ceará, Caucaia, Quixeré, Maracanaú e Beberibe.

Diario do Nordeste


Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem