Corpo de Bombeiros realiza palestras em Itapipoca




Nesta quinta(26), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, realizou palestras educativas na cidade de Itapipoca

No Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, situado na Localidade de Deserto, o tema abordado foi “Primeiros Socorros a Vítimas de Afogamento”. Os Soldados Erisvando, Paulo Júnior e Gleicyane, demostraram como o Corpo de Bombeiros atua na prevenção de afogamentos em todo o Estado do Ceará, principalmente em épocas de alta estação como carnaval e semana santa.



Foram apresentados os materiais usados no serviço de guarda-vidas, com uma demonstração prática das técnicas de resgate e salvamento de vítimas de afogamento e os primeiros socorros a serem aplicados de acordo com o grau do afogado.

Na Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, situada no Bairro Fazendinha, o TEN William, SD Andrade, SD Dário, SD Lindoelson, SD Jordy, apresentaram aos alunos a teoria da combustão, a diferença entre fogo e incêndio, os princípios básicos para haver fogo e como controla-lo. Foi demonstrada a teoria do triângulo do fogo, apresentando de forma didática os elementos necessários para a combinação químico-física perfeita para que haja a produção do fogo – COMBUSTÍVEL, CALOR E COMBURENTE. Foi explanado, também, a respeito do elemento constituinte do tetraedro do fogo, a reação em cadeia.

Os palestrantes também discorreram sobre os tipos de propagação do incêndio ( condução, convecção e irradiação) e os fenômenos extremos do fogo ( roloover, flashover, brackdreft). Foi enfatizada a importância dos bombeiros e da população terem conhecimento desses fenômenos, que podem causar mais acidentes dentro do próprio sinistro em andamento.

Na instrução prática foi exposto todo o Equipamento de Proteção Individual – EPI e Equipamento de Proteção Respiratória – EPRA, a fim de demonstrar o cotidiano do trabalho desenvolvido pela Corporação. Foram selecionados voluntários para fazer a equipagem e ter a experiência de sentir o peso e o calor do EPI.

Além disso, foi realizada uma instrução sobre vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, mencionando os cuidados e as atitudes necessárias em caso de vazamento com fogo e sem fogo.

Por ultimo, foi apresentado aos ouvintes os tipos de jato utilizados no combate a incêndio e explanado qual tipo de jato específico para cada situação.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem