Eclipse lunar ocorre na próxima sexta (19)




O céu noturno de boa parte do mundo será palco para o mais longo eclipse lunar parcial. O fenômeno astronômico vai acontecer na próxima sexta-feira (19), e ai, você já está preparado?

Este eclipse lunar parcial será recordista no que se refere a duração: terá quase três horas e meia. Será um verdadeiro espetáculo Cósmico!

A má notícia é que aqui no Brasil será visível apenas a primeira metade deste eclipse, antes da Lua se pôr no horizonte.

Mesmo assim ainda teremos mais de 2 horas para apreciar esse fenômeno maravilhoso do universo.

Imagine o mapa do Brasil. Imaginou? Quanto mais ao oeste do país você estiver, mais tempo de eclipse terá. E quanto mais ao Leste você estiver, menos tempo de eclipse você terá.

Em São Paulo por exemplo, o eclipse começa às 3h da madrugada da sexta-feira (19), e acabará pouco depois das 5h da manhã. Já em Manaus começará às 2h da madrugada e acabará com a Lua se pondo pouco depois das 5h40 da manhã.

Cidades situadas ao extremo leste do Brasil como Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, João Pessoa, Natal etc, serão as que terão menos tempo de eclipse. Já cidades situadas no Extremo Oeste do Brasil como Rio Branco, Porto Velho, Manaus etc, terão as melhores observações.

É claro que uma boa observação também dependerá das condições climáticas, que vai de cada região.

Confira abaixo os estados com as melhores e piores observações, de acordo com a altura da Lua em relação ao horizonte no momento do início do eclipse.

Observação boa:

- Acre

- Amapá

- Amazonas

- Rondônia

- Roraima




Observação razoável:

- Ceará

- Distrito Federal

- Goiás

- Mato Grosso do Sul

- Maranhão

- Mato Grosso

- Minas Gerais

- Paraná

- Pará

- Piauí

- São Paulo

- Tocantins




Observação ruim:

- Alagoas

- Bahia

- Espirito Santo

- Paraíba

- Pernambuco

- Rio de Janeiro

- Rio Grande do Norte

- Rio Grande do Sul

- Sergipe

- Santa Catarina



E aí, marca aquela pessoa para aproveitar alguns minutos desse evento com você 😃🔭



Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem