Em Jeri, Corpo de Bombeiros realizam prevenção no Cortejo Marítimo de São José




Corpo de Bombeiros participa de Cortejo de São José em Jericoacoara. Na manhã deste sábado, 19 de março, se celebra o Dia de São José, padroeiro do Estado do Ceará. Além dos Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que realizaram prevenção, a Marinha do Brasil também esteve presente conduzindo o Santo Padroeiro em uma embarcação, assim como a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara

O cortejo se realizou da enseada de Jericoacoara (praia principal), passando pela praia de malhada e retornando para a duna do pôr do sol, procissão de São José se realizou entre 7h30 e 11h30 da manhã deste sábado, 19 de março. Na oportunidade, cerca de 30 barcos, na maioria de pescadores locais, acompanharam o cortejo.

O Padroeiro do Ceará

Dia 19 de março é uma data de muita fé e esperança para agricultores devotos de São José. Eles acreditam que, se chover no dia do padroeiro do Ceará, o período chuvoso vai ser bom e a plantação farta.

Desde 1621, 19 de março é conhecido, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

A escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem