Ceará: Inmet emite alerta de chuvas intensas e forte ventania para 155 cidades

 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas em 155 dos 184 municípios cearenses. O aviso meteorológico é classificado na cor amarela, que indica “perigo potencial” de fortes precipitações, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. As chances disso acontecer, no entanto, são ainda maiores em 36 cidades, que também receberam a classificação laranja, indicando grau de “perigo”. O comunicado foi publicado nesta quarta-feira, 6, e vale até às 10 horas desta quinta-feira, 7

Para os municípios incluídos somente no alerta amarelo, existe possibilidade de chuvas de até 50 milímetros, ventos intensos (40 e 60 km por hora), interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e até queda de galhos de árvores. De acordo com o boletim, as áreas mais afetadas podem ser o Sul, Norte, Noroeste e os Sertões Central e dos Inhamuns, no Interior do Estado. 

Já para as cidades que, além do alerta amarelo, também receberam a classificação laranja, os acumulados de precipitações podem chegar a 100 milímetros. Há ainda possibilidades de rajadas de vento entre 60 e 100 km por hora, inundações, quedas de energia e até registro de descargas elétricas. Segundo o aviso, os municípios abrangidos nesta categoria estão localizados mais ao Norte e no Noroeste do Estado.

Enquanto o alerta meteorológico estiver em vigor, o Inmet recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores em caso de fortes chuvas acompanhadas de ventania, pois nesses locais o risco de queda de raios é consideravelmente maior. Outra orientação é não estacionar veículos automotores no entorno de torres de transmissão ou placas placas de propaganda (outdoor).

“Se possível, também desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Evite usar objetos que estejam conectados a tomadas”, acrescenta o órgão. As dicas valem tanto para as cidades classificadas no grau amarelo quanto as do nível vermelho (veja a lista no fim da matéria). 

O Inmet ainda lembra que caso as chuvas resultem em algum dano estrutural, material ou físico, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, por meio do telefone 199. Outra opção é ligar para o Corpo de Bombeiros do Ceará, que atende pelo número 193. Ambas as ligações podem ser feitas gratuitamente de qualquer lugar do Estado. Os dois serviços funcionam em regime de plantão, 24 horas por dia.

Funceme também indica chuva

Na mesma linha do que foi previsto pelo Inmet, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também aponta possibilidade de chuvas no Estado nesta quinta-feira, 7. Mas ao contrário do órgão nacional, a Funceme não previu a intensidade das possíveis precipitações. As projeções indicam céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões, com chances de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, a possibilidade de chuvas é ainda maior.

Segundo a Funceme, a tendência é que o mesmo quadro previsto para amanhã, 7, predomine também na sexta-feira, 8. Ainda de acordo com o órgão, o cenário favorável para os eventos pluviométricos decorre da formação de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do território cearense. Além disso, fatores locais, como temperatura, relevo e umidade, também podem atuar como variáveis indutoras das precipitações.

Entenda os graus de alerta emitidos pelo Inmet

Perigo Potencial (amarelo): Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo (laranja): Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo (vermelho): Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.


Municípios classificados no grau de alerta laranja 

Acaraú

Alcântaras

Amontada

Barroquinha

Bela Cruz

Camocim

Cariré

Carnaubal

Chaval

Coreaú

Cruz

Forquilha

Frecheirinha

Graça

Granja

Groaíras

Ibiapina

Itarema

Jijoca de Jericoacoara

Marco

Martinópole

Massapê

Meruoca

Miraíma

Moraújo

Morrinhos

Mucambo

Pacujá

Santana do Acaraú

São Benedito

Senador Sá

Sobral

Tianguá

Ubajara

Uruoca

Viçosa do Ceará


Municípios classificados no grau de alerta amarelo 

Abaiara

Acarape 

Acopiara 

Aiuaba 

Altaneira 

Alto Santo 

Amontada 

Antonina do Norte 

Apuiarés 

Aquiraz


Aracati 

Aracoiaba 

Ararenda

Araripe

Aratuba 

Arneiroz 

Assaré 

Aurora 

Baixio

Banabuiú 

Barbalha 

Barreira 

Barro 

Baturité 

Beberibe 

Boa Viagem 

Brejo Santo 

Campos Sales

Canindé 

Capistrano 

Caridade 

Cariré

Caririaçu 

Cariús 

Carnaubal 

Cascavel 

Catarina 

Catunda 

Caucaia

Cedro 

Choró 

Chorozinho 

Crateús

Crato 

Croatá 

Deputado Irapuan Pinheiro 

Ererê 

Eusébio

Farias Brito 

Forquilha 

Fortaleza 

Fortim 

General Sampaio 

Graça

Granjeiro 

Groaíras 

Guaiúba 

Guaraciaba do Norte 

Guaramiranga 

Hidrolândia 

Horizonte 

Ibaretama 

Ibicuitinga 

Icapuí

Icó

Iguatu 

Independência

Ipaporanga 

Ipaumirim 

Ipu 

Ipueiras 

Iracema 

Irauçuba 

Itaiçaba

Itaitinga 

Itapajé

Itapipoca 

Itapiúna 

Itatira

Jaguaretama 

Jaguaribara 

Jaguaribe 

Jaguaruana 

Juazeiro do Norte 

Jucás 

Lavras da Mangabeira 

Limoeiro do Norte 

Madalena 

Maracanaú 

Maranguape 

Mauriti

Milagres 

Milhã

Miraíma 

Missão Velha 

Mombaça 

Monsenhor Tabosa 

Morada Nova

Mulungu 

Nova Olinda 

Novo Oriente

Ocara

Orós 

Pacajus

Pacatuba 

Pacoti 

Pacujá 

Palhano 

Palmácia 

Paracuru 

Paraipaba 

Parambu 

Paramoti 

Pedra Branca 

Pentecoste 

Pereiro

Pindoretama 

Piquet Carneiro

Pires Ferreira

Poranga 

Porteiras 

Potengi

Potiretama 

Quiterianópolis

Quixadá 

Quixelô

Quixeramobim

Quixeré

Redenção 

Reriutaba 

Russas 

Saboeiro 

Salitre 

Santana do Acaraú 

Santana do Cariri 

Santa Quitéria 

São Benedito

São Gonçalo do Amarante 

São João do Jaguaribe 

São Luís do Curu 

Senador Pompeu 

Sobral 

Solonópole 

Tabuleiro do Norte 

Tamboril 

Tarrafas 

Tauá 

Tejuçuoca 

Trairi 

Tururu 

Umari 

Umirim

Uruburetama

Varjota

Várzea Alegre


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem