Taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada; consumidores devem ter economia de até 20%


 

Deixa de vigorar, neste sábado (16), a bandeira de escassez hídrica nas contas de energias de todos os brasileiros. No início deste mês, mais precisamente no dia 6, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que a bandeira não seria mais aplicada a partir do dia 16, ou seja, hoje. Em 2021, quando foi criada e aplicada nas contas dos consumidores, a expectativa do Governo era de que a cobrança extra fosse finalizada no dia 30 de abril. Agora, o país adotará a bandeira verde na cobrança de luz.

Segundo Bolsonaro, a partir da troca da bandeira, a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de cerca de 20%. No entanto, especialistas no setor de energia debateram a projeção do governo federal, ressaltando que, em média, a redução deve ficar por volta dos 6,5Na semana passada, o diretor presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, Luiz Carlos Ciocchi, informou que a previsão é de que, até o final deste ano, a bandeira não seja mais aplicada. 

O motivo para a baixa queda seriam os reajustes tarifários de cada distribuidora de energia, que serão definidos neste ano. De acordo com a PSR, maior consultoria de energia elétrica do país, em média, os reajustes das empresas de energia serão de 15% neste ano.

O valor da bandeira tarifária de Escassez Hídrica adicionava uma taxa de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos pela residência. Agora, com a bandeira hídrica verde, que representa condições normais de geração de energia, nenhum valor extra será adicionado às contas.

Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem