Ceará: CNHs solicitadas ao Detran a partir desta quarta serão confeccionadas no novo modelo



Motoristas que solicitarem CNH ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará ( Detran-CE) a partir deste quarta-feirta (1°) vão receber o documento no novo modelo.



De acordo com o gerente de Prontuário de Habilitação do Detran-CE, Rodolfo Ribeiro, a mudança será gradual. Ele reforçou que se o documento do motorista estiver dentro da validade não é necessário se dirigir até o órgão de trânsito para pedir substituição pelo novo.

"Essa troca vai ser gradual. A partir de 2021 as carteiras tiveram a validade e podem chegar até 10 anos. Então quem tem essa carteira ou quem está com essa carteira dentro da validade não precisa se direcionar ao órgão de trânsito para tirar uma nova CNH. Isso vai ser feita de forma gradual", explicou.

A nova CNH brasileira tem predominância das cores verde e amarelo e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. Rodolfo afirmou que o documento atende ao padrão internacional 

"Essas mudanças visam a atender os padrões internacionais. Hoje a CNH brasileira trabalha no padrão verificada em carteiras de outros países. Ao se dirigir para um outro país a autoridade de trânsito num país que você está visitando vai conseguir identificar a categoria com maior facilidade e todas as informações do condutor".

Características do novo documento

A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo. A assinatura estará agora logo abaixo da fotografia.

O documento também vai apontar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D". O modelo também mostrará se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.

A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia.

A decisão do novo padrão do documento é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro.


G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem