Ceará inicia 2ª fase do Cadastramento Ambiental Rural no mês de junho




Neste mês de junho, o Ceará inicia a segunda fase do Cadastramento Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a meta é atender os 73 municípios previstos para a realização de cadastros de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, cuja propriedade ou posse seja de agricultores familiares.

O CAR reúne informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. As atividades do cadastramento no Estado são realizadas pela Diretoria Florestal (Diflo) da Autarquia.

Com a previsão de dar continuidade ao projeto de cadastramento no Ceará, a Superintendência contará com apoio da Empresa de Meio Ambiente do Brasil Ltda (EMAB), vencedora do processo licitatório para atender a demanda em campo. A equipe de técnicos da EMAB atuará diretamente no imóvel rural do agricultor.

Na segunda-feira (30), técnicos da Diflo-UGPCAR e da EMAB se reuniram no auditório da Superintendência para alinhar pontos como demonstrativos de cadastros; áreas de antropizadas inexistentes; faixa de domínio; áreas de uso restrito; reserva legal em área consolidada; uso do Planet (de imagem) e Google, dentre outros assuntos.

Os técnicos da EMAB também atuarão em postos fixos instalados para o atendimento do CAR nos municípios polos. Confira as regiões, endereços e telefones de atendimento:
Macrorregião do Cariri

Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Caririaçu, Granjeiro, Missão Velha, Potengi, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre: Rua Santa Rosa, Nº 284, Centro, Juazeiro do Norte. Telefone: (88) 2156-2322. Email
Macrorregião Vale do Jaguaribe e Centro-Sul

Cariús, Catarina, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro do Vale do Jaguaribe, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribe, Pereiro, Potiretama, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte: Av. 8 de novembro, Nº 372, Centro, Jaguaribe. Telefone: (88) 2136-1089. Email.

Macrorregião Grande Fortaleza

Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itatitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Pindoretama): Rua Tabelião José Gama Filho, Nº 357-A, Centro, Pacajus. Telefone: (85) 2139-6742. Email.

Macrorregião Maciço de Baturité

Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção : Rua João Hipólito, Nº 47, Centro, Pacoti. Telefone: (85) 99281-0385. Emai.

Macrorregião Litoral Norte/Vale do Curu

Uruburetama, Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca : Rua Humaitá, Nº 2151, Centro, Camocim. Telefone: (88) 98165-1426. Email.

Macrorregião Ibiapaba

Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará : Rua Quincas Cunhas, Nº 143, Centro, Ubajara.Telefone: (88) 2170-1069. Email.

Saiba mais

O público-alvo do CAR é constituído por agricultores familiares, proprietários e ou posseiros com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris.

No Ceará, a abrangência territorial do CAR atinge 182 municípios, sendo 109 municípios na primeira etapa, e 73 na segunda etapa.

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem