Chuvas e ventos fortes podem atingir 50 cidades cearenses, aponta alerta meteorológico

 A Funceme também prevê chuvas para amanhã e quinta-feira



As chuvas em 2022 parecem não querer chegar ao fim no Ceará. O mês de junho caminha para terminar tal qual iniciou: com precipitações em diversas cidades. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta manhã, alerta de chuvas e ventos fortes para 50 munícipios do Estado, todos na porção litorânea

Nestas cidades há possibilidade de chuva de entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com rajadas que podem chegar a 60 km/h. No entanto, o órgão ressalta que é baixo o "risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas". 

O alerta é válido até às 10 horas desta quarta-feira (29), no entanto, pode ser renovado por mais 24 horas a depender das condições climáticas.

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.

Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. 

A Funceme também prevê chuvas para amanhã, no entanto, aponta possibilidade de precipitações para outras regiões do Estado. O prognóstico é de céu variando entre nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões "com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns".

Já na quinta, último dia do mês, a previsão é de céu variando entre poucas nuvens a sem nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada no Litoral de Fortaleza, no Litoral do Pecém e na Jaguaribana.

Confira relação das cidades em alerta:

​Acaraú

Amontada

Aquiraz

Aracati

Barroquinha

Beberibe

Bela Cruz

Camocim

Cascavel

Caucaia

Chaval

Chorozinho

Eusébio

Fortaleza

Fortim

Granja

Guaiúba

Horizonte

Icapuí

Itaiçaba

Itaitinga

Itapajé

Itapipoca

Itarema

Jaguaruana

Maracanaú

Maranguape

Marco

Martinópole

Pacatuba

Pacatuba

Palhano

Pacajus

Paraipaba

Paracuru

Miraíma

Morrinhos

Pentecoste

Pindoretama

Quixeré

Russas

Santana do Acaraú

São Gonçalo do Amarante

São Luís do Curu

Senador Sá

Trairi

Tururu

Umirim

Uruburetama

Uruoca

Viçosa do Ceará


Diário do Nordeste

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem