PSDB indica Tasso para candidato a vice na chapa de Simone Tebet à Presidência da República


 

O senador Tasso Jereissati, que cumpre o último ano de mandato, é o nome indicado pelo PSDB como candidato a vice para compor a chapa com a senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. Coube ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, antecipar, na noite dessa quarta-feira (1º), ao presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), a indicação do senador cearense.

Segundo Bruno, Tasso é o nome de convergência para a chapa presidencial na aliança a ser formada pelo PSDB, MDB e Cidadania. A entrada de Tasso na corrida presidencial mexe com os bastidores políticos do Ceará e tem impacto na disputa ao Governo do Estado. A repercussão desses movimentos e análise sobre os bastidores políticos estão no Jornal Alerta Geral, com a participação do jornalista Beto Almeida.

Ao ser homenageado na segunda-feira pelos agentes de saúde em Fortaleza, Tasso deu a primeira sinalização de que mudara de pensamento sobre o fim da carreira política: “Eu já tinha declarado que estava na hora de parar de ter cargos eletivos, evidente que a gente continua a exercer a política ajudando naquilo que puder”, observou o senador, que chegou, em 2021, a ser cotado para concorrer à Presidência da República pelo PSDB.

DESISTÊNCIA DAS PRÉVIAS DO PSDB
Embora tenha se lançado pré-candidato, Tasso não chegou a concorrer às prévias realizadas, no dia 21 de novembro do ano passado, para o PSDB definir o nome ao Palácio do Planalto. O senador cearense desistiu da disputa interna e apoiou o nome do então Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Leite foi derrotado pelo então Governador de São Paulo, João Doria. Seis meses após o resultado das prévias, Doria, sem conseguir unir o partido, renunciou à candidatura e abriu caminho para os tucanos discutirem a aliança com MDB e Cidadania.

A desunião no PSDB diante das dificuldades para viabilização de uma candidatura própria levou o senador Tasso Jereissati a defender a construção de uma aliança que evitasse o naufrágio do partido nas urnas. Uma pesquisa apontou que, entre as opções da chamada terceira via, a mais viável eleitoralmente seria a de Simone Tebet e, na possível chapa, caberia ao PSDB indicar o nome para vice.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Tasso passou a cumprir um importante papel nas articulações para reunificar o PSDB e trabalhar o apoio da sigla ao nome de Simone Tebet. Antes mesmo de ser anunciado como indicado do PSDB para vice, o tucano já estava entre as referências de Simone para a elaboração do plano de governo.

Uma das iniciativas de Tasso – a Lei de Responsabilidade Social, que prevê reformulação dos programas sociais, metas para a queda da taxa geral de pobreza e cria uma poupança para famílias em situação de vulnerabilidade, entrará como uma das propostas da campanha de Simone Tebet.

Ceara Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem