Sala pública de cinema será inaugurada em Itapipoca em outubro deste ano

 O equipamento contará com exibição de filmes autorais brasileiros, cursos de formação e terá ainda atrações gratuitas para todos os públicos



O município de Itapipoca, situado a 139,9 km de Fortaleza, será contemplado com uma sala pública de cinema a ser inaugurada em outubro de 2022. A iniciativa faz parte das ações do programa “Cine+: Cultura, Educação e Sustentabilidade”, uma parceria da Quitanda Soluções Criativas com a Enel Ceará. O objetivo do projeto é democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes.

O diretor da Quitanda Soluções Criativas, Paulo Feitosa, conta que o desejo da empresa é que o Cine+ se consolide como uma rede de cinemas com agenda de eventos prioritariamente gratuitos. O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.

“O critério de escolha dos municípios abrangidos pelo programa parte daqueles que ainda não têm equipamentos culturais públicos. Como é o caso de Itapipoca que, até então, possui apenas a biblioteca”, destaca o diretor.

O espaço, pensado para garantir o acesso de todos, contará com rampas, piso tátil e sinalização para favorecer o livre deslocamento; a sala, que terá capacidade para 100 lugares; e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. Já a programação estará voltada a filmes nacionais ligados a temáticas como os direitos humanos e a educação.

Além das exibições cinematográficas, o local também atenderá a comunidade ofertando ações formativas e apresentações das diversas linguagens artísticas.

“Entendemos que o papel da arte na formação humana do indivíduo é fundamental para estimular e provocar esses processos reflexivos sociais tão urgentes e necessários hoje nas nossas vidas”, conclui Paulo.

A sala pública de cinema da cidade de Itapipoca será construída na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. A previsão de entrega é outubro deste ano.


O Povo

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem