Ceará: Cresce número de casos de varíola do macaco; Estado tem 6 positivações



O Ceará agora registra 6 casos confirmados de varíola dos macacos, conforme divulgou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta segunda-feira (8). O novo paciente é do sexo masculino, reside em Fortaleza e segue em isolamento.

Com esse caso, que foi confirmado neste domingo (7), a Capital concentra a maioria dos casos: cinco moradores diagnosticados com monkeypox. Enquanto o sexto indivíduo é residente de Russas. Segundo a pasta, todos têm idades entre 20 e 43 anos.

Até a última sexta-feira (5), o Estado somava 157 notificações da doença, sendo que 52 já tinham sido descartadas laboratorialmente. Não foi divulgado o número de casos que seguem em investigação.

A varíola dos macacos é transmitido por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectadas, fluidos corporais ou objetos recentemente contaminados.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas),“não se sabe se a doença é transmitida por vias sexuais (sêmen ou fluidos vaginais, por exemplo), mas o contato direto da pele com a pele com lesões durante a atividade sexual pode propagar o vírus”. Além disso, a organização, não está claro se as pessoas assintomáticas podem propagar a doença.

Os principais sintomas da doença são:

Lesões na pele (erupções cutâneas);
Febre de início súbito;
Inchaço dos gânglios, popularmente chamado de “ínguas”;
Dor de cabeça;
Dores musculares e nas costas;
Calafrios;
Exaustão;
Feridas na região genital, no ânus e na boca.
ncipal característica da doença, tendem a se concentrar no rosto, palmas das mãos e solas dos pés. Podem também ser encontradas na boca, genitais e olhos, segundo a OMS.


Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem