Em clima de tensão com a China, Nancy Pelosi chega a Taiwan





Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi chegou a Taiwan na manhã desta terça-feira (2/8), para se encontrar com lideranças locais. Os rumores em torno da viagem acenderam tensões entre americanos e chineses. A nação asiática considera que a ilha integra seu território.




A representante americana emitiu comunicado sobre a viagem. “A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, afirmou Pelosi.

“A solidariedade dos Estados Unidos com os 23 milhões de habitantes de Taiwan é mais importante hoje do que nunca, pois o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia”, pontuou.

A presidente da Câmara destacou que os EUA “continuam a se opor aos esforços unilaterais para mudar o status quo“. “Nossa visita a Taiwan constitui uma das várias delegações do Congresso – e de forma alguma contradiz a política de longa data dos Estados Unidos, guiada pela Lei de Relações de Taiwan de 1979, pelos Comunicados Conjuntos EUA-China e pelas Seis Garantias.”
Conflito

A visita de Nancy Pelosi a Taiwan motivou uma série de ameaças da China aos norte-americanos. O atrito ocorre porque o país asiático considera que Taiwan faz parte de seu território e condena qualquer contato de autoridades ou tentativas de reconhecimento da autonomia da ilha. Para os chineses, a viagem de Pelosi é uma “provocação”.




Metropoles

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem