Jade, vice de Elmano, tem candidatura impugnada por candidata do PDT



 A candidata a vice-governadora do Ceará Jade Afonso Romero, pela coligação Brasil da Esperança – FE BRASIL, tem pedido de impugnação de candidatura ajuizado junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRECE), pela candidata Natália Soares Rios que concorre a vaga de deputada federal pela chapa do PDT. 

Na petição, a vice de Elmano é acusada de não ter se desincompatibilizada no prazo da Lei Eleitoral ao destacar que seu nome “surgiu num contexto emergencial de substituição, razão pela qual, o respectivo grêmio partidário não se atentou sobre a vinculação da mesma aos quadros de servidores do Estado do Ceará”.

No caso, a ação argumenta que Jade exercia cargo nomeada em março de 2021, junto à Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, para exercer o cargo em comissão de Assessora Especial. 

Como prova de flagrante caso de incompatibilidade eleitoral, a ação de impugnação junta uma cópia do contracheque de Jade do mês de julho/2022.

Uma publicação do Diário Oficial do Estado do Ceará comprova que a candidata a vice-governadora somente foi exonerada em 01 de agosto deste ano, prazo muito superior à data determinada pela lei eleitoral.

A acusação traz a licença-maternidade de Jade como uma suposta fraude na sua concessão e prorrogação, onde enfatiza que diante da inexistência de prova de desincompatibilização da candidata, requerendo assim informações da Secretaria de Planejamento do Ceará sobre a motivação da falta de informação do afastamento de Jade de suas funções.

Ao fim, a ação requer a intimação do Facebook para fins de averiguar possíveis exclusões de fotos de Jade no seu Instagram.

Ha outros casos similares no Brasil em que servidora pública candidata a cargo político teve considerada seu tempo de licença-maternidade para fins de desincompatibilização.

Esta ação no TRE é mais um episódio da conturbada eleição para o Governo do Ceará.


Focus Jor

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem