Itapipoca registra rajada de vento acima de 60 km/h



O município de Itapipoca, na região norte do Ceará, registrou uma rajada de vento que ultrapassou os 60 km/h, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O período entre agosto e outubro é caracterizado pelo aumento da velocidade dos ventos no estado.

Essa característica climatológica requer atenção em diversas situações como, por exemplo, a prática de esportes náuticos. Um kitesurfista, inclusive, sofreu um acidente após ser arremessado para fora do mar após uma forte rajada de vento no Porto do Pecém, litoral da Região Metropolitana de Fortaleza.

"Para este mês de agosto de 2022, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o município de Itapipoca apresentou o maior valor de rajada do vento, com 61,56 km/h no dia 17; seguido por Tianguá com 55,08 km/h no dia 28; e Morada Nova com 53,28 no dia 20", informou Agustinho Brito, meteorologista.

"No mês de agosto, o Ceará é caracterizado pelo aumento da velocidade do vento e redução das chuvas. É o início da temporada dos ventos devido ao aumento da intensidade dos ventos alísios de sudeste provocados pela aproximação da alta subtropical do Atlântico Sul", explicou o meteorologista.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), cidades da faixa litorânea devem ter rajadas de ventos acima de 50 km/h e municípios do Centro-Sul, Sertão Central e Inhamuns vão receber ventos acima de 70 km/h.

G1

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem