Escola envia recado aos pais: "Não importa a pontuação. Ame-os e não os julgue"




Receber o boletim das crianças é algo que sempre envolve ansiedade e expectativa, não só para os estudantes, mas também para os pais. Afinal, quem não quer que o filho se saia bem escola? No entanto, preocupada com a forma como os responsáveis poderiam reagir às notas dos alunos, uma escola de Florianópolis, em Santa Catarina, resolveu mandar um "recado" e acabou surpreendendo não só a comunidade escolar, mas todo o Brasil.

Eles publicaram uma mensagem aos pais em sua rede social dizendo que notas mais baixas não significam que os filhos vão fracassar profissionalmente no futuro. "Entre os estudantes desta sala há um artista que não precisa entender de matemática. Há um empreendedor que não se importa nem um pouco com história ou literatura. Há um músico cujas notas de matemática não importam. Há um atleta, cuja condição corporal é mais importante que a matéria de Estudo do Meio", diz. O recado também faz um pedido aos pais das crianças que não conseguiram alcançar as melhores notas: "Por favor, não tirem deles a confiança e dignidade! A vida está feita de coisas muito maiores. Não importa a pontuação. Ame-os e não os julgue". E completa: "Façam isso e vejam os seus filhos consquistarem o mundo. Uma prova ou uma nota baixa não tirará deles o seu talento".

O post com a mensagem rendeu, até o momento, mais de 12 mil compartilhamentos e muitos elogios. "Achei perfeito! Existe uma distância enorme para a necessidade óbvia de aprender o básico e ser um aluno nota 10 em todas as matérias", disse uma mãe. "Texto maravilhoso! O respeito à condição de cada um em aprender no seu tempo é especialmente fundamental. O ensino básico é importante, sim, porém, o mais importante é a felicidade de quem aprende do seu jeito e vê as necessidades que, para cada um é diferente, pois somos diferentes", escreveu um pai.

Mas também causou polêmica. Outras pessoas criticaram o recado: "Que esse texto não sirva de muleta para aqueles pais e filhos acomodados na vida", disse uma pessoa. "Não concordo. Se estão ali é pra estudar e aprender. E nós, pais e mães, devemos, sim, cobrar, incentivar e apoiar nossos filhos", escreveu mais uma.

Segundo o educador Marcelo Batista de Sousa, diretor geral do colégio Antônio Peixoto, o texto é antigo. "Já me disseram que foi traduzido de outro idioma. Como aqui no colégio temos uma expectativa elevada com relação aos resultados acadêmicos dos alunos, queremos alertar/orientar as família que é a nossa missão de educadores, mas que a vida é mais que boas notas. É um primeiro bom caminho, mas não o único", disse.

Ele contou ainda que o próximo passo é "anexar oficialmente uma adaptação do texto ao boletim dos alunos". "A iniciativa gerou uma repercussão fantástica. Como é bom uma pauta positiva", comemorou. Segundo ele, a mensagem já rendeu mais 1,5 milhões de visualizações no perfil da escola nas redes sociais, onde a mensagem foi compartilhada.




Revista Crescer

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem