TRE nega último recurso e mantém cassação do Prefeito de Pacujá



 Um ano após a condenação em primeira instância, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) concluiu os julgamentos dos processos que atingem os mandatos de várias autoridades de Pacujá. Na manhã desta segunda-feira, 24 de outubro, a Corte negou por unanimidade os últimos recursos dos réus, confirmando a cassação do prefeito Raimundo Filho.

No julgamento, também foram mantidas as cassações do vice-prefeito e de seis vereadores do município. As condenações são decorrentes de investigação promovida pelo Ministério Público Estadual, que comprovou a ocorrência de uma série de crimes praticados nas eleições de 2020. As defesas dos envolvidos alegaram que as provas não foram obtidas de forma legal, mas os magistrados confirmaram a plena validade do vasto material probatório.

Com a conclusão dos processos, nos próximos dias o Tribunal enviará ofícios à Prefeitura e à Câmara, para que os cassados se afastem definitivamente dos cargos e para que se promova a posse dos suplentes que assumirão a vereança, o que poderá ocorrer ainda nesta semana, a depender do ritmo dos trâmites formais.

É provável que o prefeito cassado recorra imediatamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tentativa de obter uma decisão liminar que suspenda a cassação, porém é muito improvável que obtenha êxito, haja vista a gravidade do caso. Mantida a normalidade, em breve a Justiça Eleitoral irá definir a data da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

Até o acontecimento dessa nova eleição, a Prefeitura irá ser comandada interinamente pelo próximo presidente da Câmara, que será escolhido pela nova composição do Parlamento pacujaense.


blogjrodrigues

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem