Cerca de 11 estados já começaram a aplicar a 5º dose da vacina contra Covid



Em 11 estados brasileiros, já é ofertada a quinta dose da vacina contra a Covid-19. O público prioritário é formado por pessoas imunossuprimidas. O País passa por um alerta de uma nova onda da doença após aumento de casos diante da chegada da subvariante da ômicron, a BQ.1, que possui capacidade maior de escapar dos anticorpos. Atualmente, os imunobiológicos estão sendo ofertados em apenas algumas cidades dos onze estados. As regiões são São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Acre, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. 

O levantamento é feito a partir de informações das secretarias estaduais de Saúde e prefeituras das capitais. Apenas na região Centro-Oeste do País não há nenhum estado ofertando a vacina adicional para proteção contra a doença, que já causou mais de 688 mil mortes no Brasil desde o início da pandemia, em 2020. No Nordeste, Pernambuco e Rio Grande do Norte informaram já estarem vacinando pacientes imunossuprimidos, assim como as prefeituras de Salvador e Aracaju, que disponibilizam a vacina desde que seja respeitado um intervalo de quatro meses em relação à dose anterior.

O Ceará ainda não começou esse novo ciclo. Até agora, foram confirmados 11 casos da nova subvariante por sequenciamento genômico. São dez em Fortaleza e um no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Ceará Agora

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem