Cresce entre casais a opção por tirar um ‘período sabático’ no casamento

 

Eles decidem ficar longe um do outro, sem perder o vínculo conjugal

 


“Qualquer maneira de amor vale amar, qualquer maneira de amor vale a pena.” A canção Paula e Bebeto foi composta por Milton Nascimento nos idos dos anos 1970, a década do amor livre, e de lá para cá despontaram variados arranjos entre casais, do relacionamento aberto ao poliamor, e dezenas de tipos de sexualidade.

Até a monogamia, quem diria, passou por certa renovação: o “sabático no casamento” — termo emprestado do período em que o profissional se afasta da carreira, sem perder o vínculo com ela — é opção cada vez mais adotada, principalmente em decorrência da intensa convivência forçada durante a pandemia.

Trata-se de uma espécie de férias da relação, diferente do célebre “dar um tempo”, já que o casal se separa fisicamente, mas segue compartilhando problemas, decisões e providências da vida em comum. 

A consultora de negócios Isabele Moreira, 43 anos, e seu marido, Gustavo, separaram-se e voltaram, mas nessa segunda chance ela decidiu implementar intervalos regulares na convivência.

Duas vezes por ano, em fevereiro e em setembro, passa dez dias sozinha. O marido entende e não se incomoda de ficar com os três filhos

“Maternidade e casamento não são o centro da minha existência. Eu sou”, justifica Isabele, para quem o tempo só dela “ajuda direta e indiretamente” a relação. Em Casamento Indissolúvel ou Relação Sexual Duradoura, Wilhelm Reich, discípulo (bem mais radical) de Sigmund Freud, diz que uma união satisfatória dura, em média, quatro anos.

Depois, é preciso achar opções. A conta pode não ser exata, mas, se e quando a insatisfação se instalar, talvez isso seja sinal de que a vida a dois precisa de férias.


Veja

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem