Avião “espião” de empresa privada militar americana pousou no Ceará



 Um curioso bimotor de uma empresa privada americana, que tem contrato com os militares dos EUA, chegou na tarde de quarta-feira (25) em Fortaleza.

O avião em questão é um turboélice King Air B350, fabricado pela Beechcraft, parte do grupo Textron e também dono da Cessna. Esta aeronave é uma das mais populares na aviação privada e executiva do Brasil, sendo um “queridinho” dos fazendeiros por sua versatilidade e confiabilidade.

No entanto, o King Air que pousou em Fortaleza não serve a empresários e sim a militares. Ele é de propriedade da Metrea Special Aerospace Air Operations, uma empresa privada militar, conhecida pela sigla PMC (de Private Military Company), nos EUA.

Ela presta serviços para todas as forças armadas dos EUA e Reino Unido, incluindo as operações especiais. Com todas as salvaguardas, o termo PMC poderia também remeter aos “mercenários”, que são soldados civis contratados por governo através de empresas privadas, mas este tipo de serviço não é oferecido pela Metrea.

No caso dela, o foco está nas tarefas de inteligência, reabastecimento aéreo, proteção cibernética, vigilância, reconhecimento e treinamento avançado de forças militares com simuladores, incluindo o novo NOR, que é uma espécie de Flight Simulator para missões militares com altíssimo nível de fidelidade.



E, dentro deste leque, estão aeronaves como o avião-tanque Boeing KC-135R, os jatinhos Bombardier Challenger 605 recheados de sensores, e também os King Air 350 equipados com câmeras, rádios especiais além detectores e interceptadores de sinais.

A própria Textron Aviation oferece para venda um B350ER ou o mais novo B360ER modificados para esta função, o chamado Special Missions King Air, mas o utilizado pela Metra é um feito sob medida, que segundo ela tem um alcance 35% maior e pode voar por mais de 11 horas sem reabastecer.

De matrícula N350KV, o turboélice voou diretamente de Bridgetown, nos Barbados, para Fortaleza. Não se sabe qual é o destino final da aeronave ou sua missão no Brasil (se for o caso). Outras aeronaves americanas relacionadas ao governo dos EUA têm passado no país recentemente.


Aero IN

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem