Funceme registra chuva em 105 municípios cearenses em 24 horas

 As precipitações desta terça-feira causaram vários transtornos em ruas e avenidas da Capital



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 105 municípios cearenses nas últimas 24 horas. Só em Fortaleza, choveu 38 mm. Já Araripe somou 29 mm. As precipitações desta terça-feira causaram vários transtornos em ruas e avenidas da Capital. Foram registrados pontos de alagamentos nos bairros Meireles, Dionísio Torres, Messejana e Cidade dos Funcionários. O motorista precisou redobrar a atenção para evitar acidentes.

De acordo com levantamento do órgão estadual, a capital cearense já superou o volume pluviométrico esperado para este mês. A média histórica para o período é de 117,1 milímetros. Até terça-feira (23), a cidade já acumulava 131,8 mm (12, 5% acima do esperado).

Para quarta-feira (25), o Ceará ainda deverá receber registros de chuvas em todas as regiões, porém, as chances, de um modo geral, são reduzidas, conforme a Funceme. De acordo com o órgão estadual, as chuvas são áreas de instabilidades formadas pela atuação do sistema de brisa e por efeitos locais, como temperatura e umidade elevadas, assim como a interação da circulação dos ventos com o relevo.

Funceme prevê 50% de probabilidade para chuvas acima da média

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou que o Ceará tem 50% de probabilidade para as chuvas “acima do normal” em 2023. O prognóstico foi divulgado no dia 20 deste mês. Conforme o órgão, o cenário é positivo. Conforme o secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, a expectativa é que o volume das chuvas no estado seja o melhor dos últimos 11 anos.

De acordo com o órgão estadual, a previsão do tempo é baseada em análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala. Há ainda 10% de probabilidade de que o volume de chuvas fique abaixo da normal e 40% de probabilidade de volume de precipitações em torno da média.

GC Mais

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem