Inmet emite aviso de chuvas intensas e ventos fortes no litoral cearense



 

Jijoca de Jericoacoara e Camocim devem receber grande volume de chuva nos próximos dias.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos de chuva intensa com ventos fortes no território cearense nesta segunda-feira (16). Um deles é de alerta "laranja", de perigo; e o outro, "amarelo", significa perigo potencial - o instituto tem mais um tipo de alerta além destes dois, o vermelho (de grande perigo). O avido termina no fim da manhã desta terça-feira (17)

O aviso laranja engloba trecho do litoral norte e atinge cidades como Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú e Camocim.

Já o alerta "amarelo" abrange quase todo território do Estado, atingindo cidades das regiões Norte, Inhamuns, Maciço de Baturité, Centro-Sul e Cariri.

Alerta amarelo

Riscos potenciais:

Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia;
Ventos intensos, de 40km/h a 60 km/h;
Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta laranja

Riscos potenciais:

Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;
Ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h);
Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:

Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.

Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

G1

Postar um comentário

0 Comentários