Navios de guerra do Irã vão atracar no Brasil

 


Marinha do país islâmico quer estreitar laços na América Latina, em provocação aos EUA

Dois navios de guerra da Marinha do Irã vão atracar no Brasil nos próximos dias. O destino é a cidade portuária do Rio de Janeiro, informou a agência de notícias iraniana Tasnim.

A frota é composta do contratorpedeiro Dena e o Makran, maior navio de guerra do país, utilizado como centro de operações. A visita ao Rio de Janeiro faz parte de um cruzeiro ao redor do mundo. A frota saiu do Golfo Pérsico no ano passado e viajou para o leste através do Oceano Índico, do Mar da China Meridional, do Pacífico e ao redor do Cabo Horn para o Atlântico.

A missão deve se deslocar nos próximos dias ao Canal do Panamá. Essa será a primeira vez que a marinha iraniana vai atracar na região. A informação foi confirmada em 11 de janeiro pelo comandante da Marinha iraniana, contra-almirante Shahram Irani. “A presença visa a fortalecer nossa presença marítima em águas internacionais”, disse à mídia estatal.

Nos últimos anos, o Irã colocou um foco maior em mover suas forças armadas para territórios latino-americanos, uma vez que fortalece as relações com ditadores na região, principalmente na Venezuela e na Nicarágua. Para Joseph Humire, diretor do Centro para uma Sociedade Livre e Segura, o objetivo do Irã é intensificar os exercícios conjuntos com aliados, como Rússia e China, nesses locais.

Especialistas afirmam que o país islâmico está procurando desafiar os Estados Unidos e fortalecer os laços com seus aliados. O Canal do Panamá liga os Oceanos Atlântico e Pacífico e é um dos dois canais artificiais mais estratégicos do mundo.


Revista Oeste

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem