Ex-deputado cearense é investigado por desvio de verba



 Nesta quinta-feira (02/02), o Ministério Público Eleitoral (MPE), formulou denúncia contra o ex-deputado federal do Ceará Francisco Vaidon Oliveira (União), por suspeita do uso de “candidatura laranja” nas eleições e desvio de verbas de campanha em 2018. A denúncia foi recebida pela Justiça Eleitoral e ocorre 24 horas após o ex-deputado perder foro privilegiado, após não ser reeleito.

Além do ex-deputado federal Francisco Vaidon, foram denunciados Débora Ribeiro, sua suposta cunhada e ex-candidata a deputada federal na campanha de 2018; Francisco Tancredo de Oliveira, irmão de Vaidon e casado com Débora na época; e Lucinilson Ribeiro Porto, proprietário da empresa “laranja” utilizada na campanha para benefício dos envolvidos.

Segundo Inquérito Policial, Vaidon participou do desvio de verbas da campanha, mediante o registro de candidaturas “laranjas” por candidatos do partido político PROS. A legenda teria repassado mais de R$ 274 mil à candidata Débora Ribeiro. As transferências chamaram atenção quando comparadas aos montantes repassados a outros candidatos eleitos no pleito de 2022. Além disso, Débora Ribeiro recebeu apenas 41 votos, enquanto supostamente a própria da campanha contratou 131 pessoas.

Em nota, o MPE solicitou a condenação do ex-deputado federal Francisco Vaidon Oliveira, outras três pessoas são denunciadas, o motivo seria a apropriação indevida de bens, recursos ou valores destinados ao financiamento eleitoral, para proveito próprio ou alheio, e bloqueio de bens dos envolvidos no valor suficiente para devolução da quantia desviada – R$ 274.000,00 – com as devidas correções e atualizações desde outubro de 2018, data do fato.


A Noticía do Ceará

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem